quarta-feira, 29 de março de 2017

Guia para o Brexit/ UE rema contra o Bloco e PCP/ CGD no perdão fiscal


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Theresa May deu o tiro de partida para o "Brexit". “Quando me sentar à mesa das negociações nos próximos meses, eu vou representar todas as pessoas em todo o Reino Unido”, escreveu a primeira-ministra britânica, numa carta que só hoje será aberta em Bruxelas. É o primeiro passo de uma longa conversa de saída, que merece um extenso trabalho no seu PÚBLICO de hoje. Já lá voltamos, mais abaixo.
O primeiro-ministro do Japão prometeu menos trabalho. Aos japoneses, claro está, porque um japonês pode trabalhar até 100 horas extra por mês
Em França, Macron ganhou um extra. Um não, dois: esta manhã recebeu o apoio de Manuel Valls; e ontem viu a mulher de Fillon ser constituída arguida.
Trump trocou o longo pelo curto prazo. O Presidente assinou o decreto que põe fim à política climática de Obama e justificou que a sua prioridade é a economia (a das indústrias extractivas). Na América escreve-se que os negacionistas tomaram o poder (este link leva-o ao The New York Times).
O Facebook já permite fotos que desaparecem em 24 horas. Depois do Instagram, Messenger e WhatsApp, o Facebook mostra que a moda é mesmo a comunicação efémera.
A glória na Madeira fugiu em 45 minutos. A selecção nacional até começou bem, mas os suecos acabaram mesmo no pico da ilha. Valeu isto: Ronaldo igualou Klose na lista de melhores marcadores de selecções europeias.

As notícias do dia 

Ora veja quem também aderiu ao perdão fiscala CGD pagou uma dívida de 34 milhões e poupou outros 21. Mas o Governo continua sem divulgar a lista. Uma coisa é certa: o IRC assegurou quase dois terços da receita do perdão.
O Novo Banco deve escapar ao veto do Parlamento, escreve a Liliana Valente. Com a oposição da esquerda e direita, o Governo fica com caminho livre para uma venda que não terá prazo para a venda dos restantes 25%. Mas atenção ao que diz o Eco: o Estado vai participar na venda do ‘side bank’, porque vai dar garantias sobre o risco desses créditos.
Lembra-se do pedido do BE e PCP para preparar a saída do euro? A UE decidiu pagar uma campanha contra o eurocepticismo em Portugal - e noutros 13 países europeus. O trunfo chama-se... capital.
A questão europeia vale, aliás, dois textos bem interessantes (em sentidos opostos): ora leia o Francisco Louçã ("A várias velocidades, em frente, marche") e o Rui Tavares ("Não são tempos de brincar; mas brinca-se”).

Uma notícia importante que nos conta a Bárbara Reis: a guerra do pão de Caracas é um problema português. Quer isto dizer que a situação na Venezuela é tão grave, e a comunidade de emigrantes e descendentes tão grande, que Santos Silva chamou a si, pessoalmente, a coordenação do dossier.
Por cá, a DGS alertou para um surto de hepatite Acom mais de 100 casos na região de Lisboa - mais do que os somados em dezenas de anos. O surto estará relacionado com "chemsex", "actividade sexual potenciada por substâncias químicas". Pelo que convém saber o que é o "chemsex".
Na Saúde, médicos e enfermeiros lançaram uma petição a favor da despenalização da eutanásia.
Já na Educação, a novidade é um estudo: sabia que o tempo dedicado à Matemática em Portugal é superior à média da OCDE?
São Pedro da Cova, diz-lhe alguma coisa? A deposição de resíduos perigosos na localidade vai levar Sócrates e outros ex-ministros do Ambiente ao Parlamento (muitos anos depois).
Já que falamos de Sócrates, diz o DN que há outros banqueiros investigados na Operação Marquês (mas ainda não sabemos muitos detalhes).
A propósito de banqueiros, falamos também de António Domingues: a nova comissão de inquérito ainda não chegou aos sms. Mas o pedido de escusa que ele entregou no TC mostra quão desapontado ele estava com o Governo.

Brexit: guia para o divórcio 

Começa hoje: Londres entrega os papéis para o divórcio, a UE define as suas condições. Como bem explica o Vasco Gandra, seguem-se 24 meses de negociações duras, com final imprevisível. É com este texto que lançamos um trabalho especial, sobre o primeiro dia do resto da vida desta Europa. Mas o texto do Vasco só abre outras portas. Vamos espreitar?

Hoje na agenda
  • Para além do Brexit, sim, temos...
  • As novas previsões do Banco de Portugal para a economia portuguesa (na expectativa de boas notícias). Isto enquanto Mário Centeno participa numa conferência da Bloomberg em Londres.
  • O INE, por seu lado, faz as projecções de população residente em Portugal.
  • A Câmara de Lisboa apresenta as suas últimas contas deste mandato.
  • E a Samsung lança o seu novo smartphone (o primeiro depois dos problemas com o Note 7, vem aí o Galaxy S8).

Só mais um minuto  

O aeroporto da Madeira muda hoje de nome, numa cerimónia que promete ser uma festa de arromba. Sim, vai chamar-se Cristiano Rolando. E agora uma dúvida pequena: será demasiado cedo para chamar Ronaldo a um aeroporto?
Vá, não estamos aqui para ficar como desmancha-prazeres. Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Ronaldolândia.
[Melhor só mesmo estas mulheres que não sabem o que é perder desde 2014 - mas quem é que bate 111 vitórias seguidas?]

Despeço-me, pois, em clima de festa e de vitória - porque não há sueco que nos tire o troféu, nem polémica que nos tire o melhor do mundo.
Que nos anime o dia. Que este seja produtivo. Sobretudo feliz - é mesmo isso que queremos.

Nós aqui estaremos, sempre à distância de um clique.
Tudo de bom. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário