segunda-feira, 10 de abril de 2017

CIM Região de Coimbra aderiu ao projeto Future Classroom Lab Regional Network

Resultado de imagem para Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra integra desde a passada quinta-feira, dia 6 de abril, o projeto “Future Classroom Lab Regional Network” (FCL Regio) que resulta da parceria estratégica coordenada pela Provincia Autonoma di Trento (Itália) e a European SchoolNet (EUN), rede composta por 30 Ministérios de Educação (incluindo Portugal), sediada em Bruxelas.
Esta rede envolve mais três regiões pioneiras na implementação e integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nas escolas: Generalitat de Catalunya - Department d’ Ensenyament (Espanha), Göteborgsregionens kommunalförbund (Associação de Municípios de Gotemburgo - Suécia) e Junta de Castilla y León – Consejería de Educacíon (Espanha). O projeto “Future Classroom Lab Regional Network” (FCL Regio) pretende criar novas oportunidades destinadas a autoridades regionais com o intuito de explorarem desafios comuns relacionados com a transformação do sector da educação e a integração efetiva das TIC nas escolas.
Além do reforço da cooperação entre entidades que se encontrem a desenvolver estratégias de implementação das TIC em escolas a nível regional e/ou nacional, o projeto contempla o intercâmbio de boas práticas e trabalho cooperativo relacionado com o uso de dispositivos móveis e o desenvolvimento de serviços de aprendizagem cloud.
Divulgar práticas inovadoras e produção de guias/diretrizes para entidades que pretendam disseminar/implementar o uso das TIC em estabelecimentos escolares, é outro dos objetivos do FCL Regio que dá particular enfoque ao desenho de cenários pedagógicos que envolvam o recurso a dispositivos móveis para o ensino básico e secundário.
Fornecer guias práticos, recomendações, recursos e outros materiais de suporte para o apoio ao uso de instrumentos/técnicas de aprendizagem móvel e o recurso a serviços de aprendizagem cloud, estão também previstos no projeto a que aderiu a CIM Região de Coimbra, que a partir de agora é parte integrante de uma comunidade de stakeholders nesta área.
Na prática, a CIM RC assegura a participação no intercâmbio de aprendizagens e práticas com organizações e entidades públicas com âmbitos semelhantes permitindo, desta forma, o desenvolvimento sustentado das suas estratégias individuais de atuação.
A possibilidade de partilhar as suas boas práticas e contribuir para os resultados do projeto, bem como para o seu reajustamento é uma mais valia do projeto que assegura o acesso gratuito a vários eventos, designadamente seminários estratégicos anuais e webinars bem como, quando relevante, á conferência anual EMINENT (Experts Meeting in Education Networking), organizada pela European SchoolNet.
A adesão ao projeto permite ainda aos professores da Região de Coimbra a ligação a redes de escolas nacionais e/ou pan-europeias, bem como a oportunidade de envolvimento em projetos de âmbito europeu.
Proporciona ainda a oportunidade de clarificar/explorar as práticas regionais relacionadas com a inovação na sala de aula no contexto europeu.
Dado o seu alinhamento com o Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, nomeadamente na implementação regional do modelo Future Classroom Lab, bem como com o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM Região de Coimbra, a adesão ao FCL Regio enquadra várias ações relevantes do ponto de vista estratégico para a Região através da adesão à FCL Regional Network.
Assim, está previsto acolhimento do seminário estratégico anual da FCL Regio, na Região de Coimbra, bem como a participação em estudos e projetos-piloto dinamizados pela rede. Foi ainda definida a coorganização de visitas in loco no espaço europeu, workshops e programas intensivos para os membros dos órgãos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, técnicos municipais e técnicos de apoio aos projetos sobre temáticas associadas à FCL Regio.
Finalmente, o apoio na elaboração de recursos e materiais pedagógicos e informativos em português é outro dos contributos importantes da CIM RC para o projecto FCL Regio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário