segunda-feira, 10 de abril de 2017

Governo diz que solução para IP3 é “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu hoje que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), bem como desenvolver um investimento de natureza ferroviária e avançar com o prolongamento do Itinerário Complementar 6 (IC6).
"É fundamental encontrar soluções imediatas para o prolongamento do IC6, mas, sobretudo, que se encontrem soluções também para o IP3 que, provavelmente, é a estrutura dessa natureza em que há absoluta prioridade a nível nacional, bem como desenvolver aquilo que é um investimento de natureza ferroviária, que é uma prioridade absoluta", sustentou o governante, na sua intervenção nas cerimónias comemorativas do feriado municipal de Tábua.
Momentos antes, o presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, tinha apelado à necessidade de ser encetada a beneficiação do IP3 ou à sua transformação em via rápida.
"Espero que seja brevemente uma realidade a continuação do IC6 e a conclusão do IC12 entre Canas de Senhorim e Mangualde, que faz a ligação à A25. Também a reconversão da Linha da Beira Alta são os pretensos para toda a região", apontou.
Na resposta ao apelo do autarca de Tábua, Eduardo Cabrita criticou quem levou a Bruxelas "a falsa ideia" de que Portugal não precisa de mais estradas.
"Não é compreensível aquele discurso, que se levou até Bruxelas. Uma ideia falsa de que Portugal já tinha estradas a mais, de que já tinha betão a mais e investimento infraestrutural a mais", acrescentou.
Ao longo da sua intervenção, o representante do Governo evidenciou que o país mudou muito nas últimas décadas. No entanto, considera que ainda falta realizar "aquilo que são elementos adicionais de solidariedade".
"Não podemos reformatar aquilo que foi definido para o Portugal 2020, mas temos de gozá-lo plenamente, sem nos lamentarmos do atraso. Temos de começar, desde já, a construir soluções que nos permitam uma boa reprogramação, uma plena utilização de recursos, mas sobretudo para que em próximos programas não voltemos a chegar tarde e a ver desenhado um fato que dificilmente se ajusta à nossa medida", concluiu.

Fonte: Sapo 24 com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário