segunda-feira, 10 de abril de 2017

360º - 360º - Está nas mãos de quem evitar o pior no Novo Banco? E ainda: a comoção com a morte de Carme Chacón, aos 46 anos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi uma notícia que chocou Espanha: morreu Carme Chacón, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Defesa. A política do PSOE tinha apenas 46 anos e sofria do síndrome do "coração invertido". Foi encontrada ontem, pelas 19h30, no seu apartamento em Madrid, depois de vários amigos e familiares terem deixado de a conseguir contactar. Estava morta há várias horas.

A imprensa espanhola  está a abordar o caso de vários ângulos:

Depois de o FC Porto ter vencido o Belenenses, o Benfica ganhou ao Moreirense por 1-0 e manteve a liderança. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve sobre "o golo do suspeito do costume, Mitroglou".

Além do golo, fica um soco no estômago - não é metáfora, é literal. O benfiquista Samaris deu um murro a Diego Ivo, do Moreirense, e a polémica já está em todo o lado, como pode conferir aqui.

Com FCP e Benfica tão perto um do outro, o campeonato está em aberto. Qual vai ser o (verdadeiro) jogo do título? Veja o calendário.


Informação relevante
A operação de troca de obrigações emitidas pelo BES/Novo Banco por títulos de dívida com maior risco é, neste momento, a maior incerteza em relação ao acordo assinado há uma semana com o fundo Lone Star. Por isso, a Ana Suspiro e o Edgar Caetano foram tentar responder à pergunta: está nas mãos de quem evitar o pior no Novo Banco?

A Caixa Geral de Depósitos terá de fazer mais cortes no número de trabalhadores e de sucursais se falhar as metas do plano de recapitalização, que serão avaliadas a cada três meses. A notícia é do Negócios.

Dias Loureiro teve negócios com o polémico chefe da campanha de Trump, Paul Manafort. A história, contada pelo Público, envolve a SLN e o BPN.

Hoje, o hotel espanhol de onde foram expulsos cerca de mil estudantes portugueses em viagem de finalistas vai fazer um comunicado. Há duas versões da história:
É um projeto-piloto na comarca do Porto: as declarações de crianças vítimas de abuso sexual são recolhidas por psicólogos e não por juízes. A notícia é do DN.

Ontem, o Canelas voltou a jogar depois da agressão a um árbitro e perdeu 3-1 com o Maia. É uma história que o Observador seguiu ao longo do fim de semana:
A Rússia não recua no conflito sírio. Ontem, um tweet da embaixa russa no Reino Unido sugere que um eventual ultimato do G7, que se reúne hoje e amanhã, pode ter como resultado uma guerra convencional. Além disso, Putin e o Irão ameaçaram responder em caso de novo ataque americano contra Bashar al-Assad.

O Secretário de Estado americano, Rex W. Tillerson, que vai amanhã a Moscovo, também aumentou as críticas. Este fim de semana, escreve o The New York Times, acusou a Rússia de ser "incompetente", por permitir que a Síria tenha armas químicas, e falou abertamente da interferência de Putin nas eleições americanas e europeias.

No Egipto, o Estado Islâmico realizou dois ataques devastadores. Ontem, Domingo de Ramos, explosões em duas igrejas cristãs coptas fizeram 44 mortos. Um ponto importante: o Papa Francisco visita o país muito em breve. O Presidente egípcio declarou o estado de emergência durante três meses.


A nossa Opinião

Helena Matos escreve sobre a violência que atinge os judeus em França: "Os gritos 'porcos judeus' ouviram-se em Paris esta semana. Uma mulher judia foi assassinada. Por um vizinho louco, dizem as autoridades. Por um muçulmano radicalizado, dizem os vizinhos".

João Marques de Almeida escreve sobre o "populismo à portuguesa": Muitos em Portugal gostam de dizer que não há populismo entre nós. É falso. Temos um governo populista, apoiado por partidos populistas. Mas há um político que recusa render-se: chama-se Passos Coelho".

Alexandre Homem Cristo pergunta "Para quando um governo sombra?": "A direita precisa de estar na oposição a trabalhar como se estivesse no governo. É arriscado? Talvez. Mas as alternativas não são melhores. É isso que muita gente à direita ainda não assimilou".

João Carlos Espada escreve sobre o conflito na Síria: "As reacções à acção na Síria foram como que um regresso a uma boa tradição: a extrema-esquerda e a extrema-direita condenaram-na; as forças moderadas e os líderes das democracias ocidentais apoiaram".

Manuel Villaverde Cabral escreve sobre ciência: "Perdura em Portugal, uma lógica de extremos: excelentes médias de publicações científicas e níveis baixíssimos de literacia, o que explica por que o impacto da investigação é tão pequeno na economia".

Lucy Pepper escreve sobre Lisboa: "É complicado que esta seja uma cidade em que vivem pessoas com ideias fantásticas, e outras com enorme poder, todos a olhar enquanto Olisipo arde e uma paródia dela própria renasce das cinzas".

Vasco Pulido Valente escreve sobre Passos Coelho e o Papa Francisco -- e publica um ensaio histórico sobre Fátima (do livro A República Velha).


Os nossos Especiais
João Semedo está de regresso à vida política como candidato à Câmara do Porto pelo BE. Numa longa entrevista de vida, falou com o Miguel Santos sobre o cancro e sobre a superação: “Nunca desejei morrer, mas sempre achei que a morte me apanharia feliz”.


Notícias surpreendentes

O chef José Avillez revelou ontem que vai abrir um restaurante peruano no Bairro do Avillez, em parceria com o chef Diego Muñoz. A inauguração será dentro de poucos meses. Vem aí mais ceviche.

E que tal um bife? Ou melhor: um bife e um filme? Eurico de Barros lembra o período, entre os anos 50 e os anos 70, em que a Cervejaria Portugália passava cinema ao ar livre.

O papel dos coleccionadores de arte privados em Portugal é analisado num novo livro de Adelaide Duarte, partindo dos casos de José-Augusto França, Manuel de Brito, Joe Berardo e António Cachola. Vasco Rosa leu-o e deu-lhe quatro estrelas

O arquiteto Derik Eckhardt viajou por várias cidades para escolher os dez edifícios mais inteligentes do mundo. Encontrou-os um pouco por todo o lado, como pode ver aqui.

 E agora que começa uma nova semana, já sabe que estamos sempre no Observador com as últimas notícias. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário