domingo, 14 de maio de 2017

Seis mil Incêndios registados antes de começar época oficial

Resultado de imagem para Seis mil Incêndios registados antes de começar época oficial
A época oficial de incêndios florestais começa na segunda-feira, depois de um inverno e de uma primavera com cerca de seis mil fogos e uma área ardida superior a 11 mil hectares.
A época de incêndios começa com a fase Bravo, a segunda mais crítica, e vai mobilizar, até 30 de junho, 1.561 equipas compostas por 6.607 operacionais e 1.514 viaturas, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2017.
No próximo mês e meio vão estar ainda operacionais 32 meios aéreos e 72 postos de vigia da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana.
Segundo avançou à agência Lusa a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), 5.983 incêndios florestais deflagraram entre 01 de janeiro e 09 de maio.
No ano passado, de acordo com relatórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tinham deflagrado 985 fogos florestais entre janeiro e maio, o que significa que o número de incêndios aumentou este ano seis vezes em relação a período idêntico de 2016.
A aérea ardida aumentou por sua vez 30 vezes este ano face ao mesmo período de 2016.
Resultado de imagem para Seis mil Incêndios registados antes de começar época oficial
“Onze mil hectares ardidos até hoje é algo preocupante. O ano passado foi muito mau em termos de incêndios e, no período homólogo, tínhamos 360 hectares ardidos. É uma diferençazinha um pouco assustadora”, disse o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, a 27 de abril.
O dispositivo deste ano conta também com a integração de uma força com 1.380 militares, que receberam formação específica para participar nas ações de rescaldo e vigilância do rescaldo, de forma a libertar os bombeiros para outras operações.
Outras das novidades passa pela inclusão de um helicóptero de coordenação, destinado a ações de coordenação aérea e reconhecimento.
O objetivo é ter um helicóptero a observar a dimensão e as frentes de fogo, quando as chamas estiverem a ser combatidas por vários meios aéreos, ajudando no posicionamento do ataque aéreo e no posicionamento dos meios terrestres.
A época de incêndios termina a 15 de outubro e os meios de combate estarão na sua capacidade máxima entre 01 de julho e 30 de setembro, a chamada “fase Charlie”.
Para esta fase, considerada a mais crítica, vão estar envolvidos 9.740 operacionais e 2.065 viaturas, apoiados por 48 meios aéreos e 236 postos de vigia.
Fonte: MadreMedia com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário