Candidatura da Região de Coimbra a Região Europeia da Gastronomia 2021 foi apresentada na tarde deste primeiro dia de Junho num dos espaços mais propícios para uma candidatura de tão grande prestígio: a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Neste evento de promoção e comunicação da gastronomia do território, os Presidentes das diversas Câmaras Municipais que pertencem à Região (dentre elas, Mira, Cantanhede e Figueira da Foz, por exemplo) foram convidados a confecionar produtos da Região de Coimbra com o apoio do Chefe da Seleção Nacional de Futebol, Luís Lavrador.
João Ataíde, Ana Abrunhosa, Jorge Brito, Pedro Machado e Ana Paula Pais deram a conhecer as suas expectativas para esta difícil empreitada que é a de conseguir fazer da Região de Coimbra a vencedora dentre outras que irão se assumir durante os próximos 12 meses, data em que se encerrarão todas as propostas.
A campanha desta candidatura pretende sensibilizar a Comissão Europeia, dentre outras entidades, para a importância da escolha da Região de Coimbra. Mais, através de diversas ferramentas tais como workshops, oficinas criativas, conferências e eventos nacionais e internacionais dentre muitas outras, o staff  da candidatura pretende levar longe o nome da Região de Coimbra, para tentar seduzir aqueles que, no final, terão o poder de escolher o vencedor.
 João Ataíde, indo mais longe, deu nota do seu otimismo ao afirmar um "já ganhamos" que foi, prontamente, acompanhado de aplausos de todos os presentes. Toda a Região fica, desde já, ciente de que, mesmo que não se consiga tal desiderato, tudo será feito para que ele aconteça. O otimismo do autarca da Figueira da Foz não se tratou de arrogância, mas sim de uma clara demonstração da força interior que todos os envolvidos carregam dentro de si, a partir de agora e até ao anúncio final...
Pedro Machado centrou sua intervenção em aspectos mais técnicos, falando da "diversidade da comida e dos vinhos da Região Centro", por exemplo, enquanto Jorge Brito abordou o assunto pelo prima da "gastronomia, da cultura, da lampreia, da doçaria conventual, que são alguns dos ícones que marcam a Região".
Ana Brunhosa colocou a "CCDRC ao dispor da candidatura" tendo, inclusive "convidado os encarregados da campanha a promoverem um evento que mostre aos decisores políticos as potencialidades da candidatura".
Por último falou Ana Paula Pais, em nome da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra que, antes de convidar os presentes para o almoço, não deixou de "agradecer a turma super especial que esteve a confeccionar os pratos" numa alusão direta aos autarcas que estiveram envolvidos na preparação do repasto, cada um, como é óbvio, a confeccionar algo que representasse a sua localidade.
Jornal Mira Online procurou saber do autarca mirense, Raul Almeida, qual a sua impressão sobre toda a envolvência desta candidatura. Este mostrou-se "bastante orgulhoso, pois a gastronomia é de uma importância fundamental na nossa Região. Se esta candidatura sair vencedora, como todos esperamos, ela trará um impulso ainda maior para todos os Concelhos envolvidos, incluindo Mira, já que as pessoas acabarão por procurar ainda mais os nossos sabores e nossa gastronomia, provocando uma ainda maior dinamização económica e social para toda a nossa ampla Região, estando Mira - obviamente - incluída em todo este processo que visa, sobretudo, colocar no terreno todas as enormes potencialidades que detém!".
A procissão ainda vai no adro, diz o provérbio popular. Quer isto dizer que esta é apenas a primeira das cinco fases que levarão ao nome da Região escolhida, mas esteve latente em cada gesto e em cada palavra proferida, uma imensa esperança de que se chegue a bom porto no final.
O tempo trará a resposta que, esperam, positiva. Porém, desde já fica-se a certeza de que a Região de Coimbra "já ganhou" no que se refere a uma unanimidade em torno desta causa...
Francisco Ferra