quinta-feira, 1 de junho de 2017

360º - Porque é que não há corrupção na política da Suécia? O que deixa o economista Kenneth Rogoff tão contente com Portugal? E o clima de Trump

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump vai anunciar oficialmente hoje que os EUA vão sair do acordo de Paris para o clima. A notícia foi antecipada ontem em quase todos os jornais e fez soar os alarmes: a China aliou-se à Europa para cerrarem fileiras contra a decisão do presidente americano. A CNN diz que Trump "mostrou o dedo do meio ao futuro". O The Guardian chama-lhe uma das piores cinco decisões de Trump até agora. 


Entretanto, continua a ser um mistério por explicar (para gozo da Internet) a palavra desconhecida usada por Trump: "Covfefe". A Casa Branca disse apenas que quer ele, quer as pessoas a quem se dirigia a mensagem, sabem do que se trata.



A polícia revelou as imagens da detenção de Tiger Woods. Ouve-se o outrora melhor jogador de golfe do mundo perguntar "onde é que eu estou?" enquanto vai cambaleando (devido a álcool ou medicamentos, consoante as versões).



Mário Centeno deu uma entrevista ao El País. Diz que"a UE aplicou uma receita errada, parcial e incompleta".



O Governo vai responsabilizar os pais que não vacinem os filhos. A medida foi revelada pelo ministro da Saúde aoPúblico e vai ser anunciada nesta Dia da Criança. O modelo pode passar pela assinatura de um documento.



A Câmara de Lisboa quer instalar videovigilância em toda a cidade. A notícia é do DN, que diz que já houve reuniões com a PSP e o MAI.



O Infarmed retirou do mercado português um medicamento ilegal para emagrecer. O Li Da tem riscos para a saúde.





Outra informação relevante

Há mais um otimista com a atual situação nacional: Kenneth Rogoff. Em entrevista ao Edgar Caetano, o economista lembra o período em que trabalhou com Silva Lopes e de quando este que se riu de uma proposta sua. E diz agora: "Fico fascinado com o país em que Portugal se tornou".





PSD onde Passos joga ao ataque. Rejeita ter ficado sem discurso perante os indicadores económicos positivos e diz que o PS é que se "converteu" à política de controlo orçamental defendida pelos sociais democratas.  Em entrevista à Rita Dinis, o deputado Hugo Soares acrescenta: "O Governo comporta-se como o menino rico que herdou a herança do pai".



É (mais) um regresso de um dinossauro autárquico.Valentim Loureiro vai voltar a ser candidato a Gondomar, agora como independente. 



A Comissão Europeia vai sugerir que o cargo de presidente do Eurogrupo passe a ser permanente. E quer também debater o futuro do euro e da união bancária. Estas reflexões sobre o futuro estão num documento ontem conhecido. Hoje, ao El País, Valdis Dombrovskis diz que que "a Europa não deve esperar por outra tempestade para reforçar o euro".



Os presidentes do Sporting e do Arouca foram constituídos arguidos por causa do "caso do túnel de Alvalade". Sim, aquele da cuspidela.



Por falar em Sporting, os leões conquistaram ontem o título nacional de andebol. Não acontecia há 16 anos.



João tinha dois sonhos: queria andar de limousine e conhecer o Presidente. Marcelo foi cumpri-los. E o João Francisco Gomes conta a história, mostra os vídeos e ainda fala com o motorista que andou a passear a criança de 13 anos (com um grave problema genético) e o presidente (que pagou a viagem do seu bolso).



A moda perigosa de surfar em cima de comboios custou esta semana as duas pernas a um rapaz espanhol de 13 anos. Por cá o fenómeno é raro e não se conhecem vítimas, ouviu  a Tânia Pereirinha. Mas em França, na Rússia e na Austrália não é assim. E em Nova Iorque até há avisos no metro: "Surfe a internet, não o comboio".



É mais uma missão história da NASA: já no próximo ano, quase vai tocar o Sol. A Solar Probe Plus fará uma viagem em busca de respostas e do remédio para um desastre mundial.





Os nossos especiais

Porque é que Suécia há tanta transparência na política e a corrupção se limita a chocolates e amendoins? A jornalista Cláudia Wallin escreveu um livro sobre esta cultura política sueca. Na entrevista ao João Francisco Gomes, ela fala de um país onde os deputados andam de transportes públicos, dormem em apartamentos de serviço de 18 metros e lavam a roupa no parlamento. Porque "se um político é apanhado a andar de táxi vira manchete de jornal".



A nossa opinião




Os nossos vídeos


Ninguém se entende sobre o Alojamento Local. Nem nós aqui no Observador. Ora veja o debate no B.I.C.A. com José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Rita Ferreira.



O autor do polémico busto de Ronaldo está de volta.Emanuel Santos esculpiu mais um futebolista, Gareth Bale. A estátua vai ser inaugurada sábado em Cardiff... sem críticas.



Os Marotos Minhotos tornaram-se conhecidos por dedicarem uma desgarrada aos GNR que os multaram. Três milhões de visualizações e um dia louco depois, a banda falou com o Observador (também com direito a música especial).




Notícias surpreendentes

A Feira do Livro de Lisboa começa hoje. O José Carlos Fernandes escolheu os 18 livros em saldos que não pode perder. Já agora, e como hoje é Dia da Criança, deixo-lhe esta sugestão dedez livros para os miúdos.


Hoje também é dia de estreias no cinema. O Eurico de Barros destaca o documentário sobre David Lynch e dá outras três sugestões, entre elas a Mulher-Maravilha.



O equipamento alternativo do Benfica para a nova época tem uma cor que está a gerar discussão.



Há 33 praias com poluição zero em Portugal. É olhar para as fotos e percebe-se porquê.



Não posso deixar de dar os parabéns ao nosso canal autoPorque fez um ano e porque nos dá notícias felizes como esta: os  custos da condução autónoma vão cair 99,9%. Isso! Um dias destes andaremos todos de carro sem condutor.



Já imaginou a vista que se tem de uma cabine de avião?Um piloto dinamarquês, fotógrafo nas horas vagas, decidiu partilhar o que vê lá nas alturas. Que é verdadeiramente de cortar a respiração.



Daqui a pouco, a partir das 12h00, Manuel Pizarro vai dar uma entrevista em directo ao Observador. Pode seguir a conversa com o candidato do PS à Câmara do Porto também no Facebook e no Twitter através de #MPOBS e enviar as suas perguntas. Ah, o resto da atualidade também passará por aqui.



Tenha uma boa quinta-feira, feliz e produtiva com uma atenção especial aos mais pequenos neste Dia da Criança




7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário