quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Hora de Fecho: Polónia. O país partido ao meio que desafia a UE

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A reforma judicial de Kaczynski levou Anna e outros milhares às ruas. Mas no país também há quem goste do tom desafiador do governo, que ameaçou esta quarta-feira contestar a UE em tribunal.
A Porto Editora dá exemplos de exercícios com maior dificuldade para os rapazes enquanto a Comissão para a Igualdade destaca atividades que acentuam "estereótipos de género". Veja as imagens
PT está a estudar com a tutela a instalação de uma rede subterrânea para viabilizar a comunicação em situações de emergência. Reconhece vulnerabilidades, mas nega que tenha havido falhas no SIRESP.
É a primeira vez que o Estado Islâmico faz vídeo em castelhano. Nele, Espanha é ameaçada com novos ataques terroristas e Younes Abouyaaqoub, o autor do ataque terrorista em Barcelona, é glorificado.
Juiz concluiu que indícios contra Salh El Karib "não permitem estabelecer a existência de provas suficientemente sólidas para adotar uma medida mais grave excecional, como a prisão preventiva".
A nova capa do jornal satírico Charlie Hebdo retrata o atentado de Barcelona, que matou 15 pessoas. A imagem e mensagem associada, "Islão, religião de paz... eterna", estão a gerar controvérsia.
Sarafa foi o último a ganhar a Mayweather, nos Jogos de 1996. Recusou tornar-se profissional, perdeu a medalha de ouro, entregou-se ao álcool, entrou em depressão. Hoje vive com 370 euros por mês.
É o segundo naufrágio no Brasil em três dias: 129 pessoas estavam a bordo de uma lancha que virou no estado brasileiro da Baía. 22 pessoas morreram e outras 21 foram resgatadas com vida.
Uma avalanche na madrugada de quarta-feira chegou à entrada da vila de Bondo, na Suíça, e obrigou à evacuação de mais de cem pessoas. Oito pessoas estão desaparecidas.
A UNITA está a fazer uma contagem paralela que coloca MPLA aquém da maioria no parlamento. Grupo de Luaty Beirão aponta no mesmo sentido. MPLA diz que tem "maioria qualificada assegurada".
Como é que um debate sobre crianças alérgicas ao leite pode correr mal? Não devia, mas não foi o que aconteceu neste noticiário no Reino Unido: uma criança até assumiu a mesa do pivô. Veja o vídeo. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice

Helena Garrido
O problema não está na ditadura do politicamente correcto. Está na incapacidade de ter políticas que promovam a igualdade. Falar, criticar, perseguir ou censurar é fácil mas apenas agrava os problemas

Paulo Tunhas
O que fazer por estes dias em que tagarelas autoritários furiosos de intensidade apaixonada procuram a todo o custo regular todas as formas de expressão e limitar os princípios de comunicação humana?

Maria João Avillez
E sobre isso, um véu de melancolia tão pesado e uma solidão tão desolada que moldaram os poetas, politicos e pintores que os Açores nos deram.

Tiago Duarte
Há um dia em que um filho se transforma em pai e verifica que está sozinho. Só ele, a mala do carro e uma montanha de sacos e saquinhos que a sua mulher vai depositando na entrada da casa.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário