quinta-feira, 24 de agosto de 2017

POLIS RIA DE AVEIRO: TRABALHOS TIVERAM INICIO NA PASSADA SEGUNDA-FEIRA

EMPREITADA DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DO SISTEMA DUNAR
Resultado de imagem para POLIS RIA DE AVEIRO: TRABALHOS TIVERAM INICIO NA PASSADA SEGUNDA-FEIRA
Empreitada da 3.ª fase da Proteção e Recuperação do Sistema Dunar, através do Reforço do Cordão Dunar entre Ílhavo e Mira inclui ações de reforço do cordão dunar, através da recarga artificial com sedimentos a disponibilizar pela Administração do Porto de Aveiro, recuperação e renaturalização do sistema dunar, com utilização de soluções específicas, tais como recuperação dunar, plantação de espécies florísticas autóctones e instalação de paliçadas, e estabilização do pé de talude do cordão dunar.
No concelho e Mira a intervenção passará pelo reforço da duna entre o Poço da Cruz e o norte da Praia de Mira – incluindo a proteção da zona urbana do Bairro do Norte – através da colocação de areias, paliçadas e vegetação na duna, criando uma estrutura de defesa. Será ainda realizado o reforço dos esporões a sul da Praia de Mira e a criação de depósitos de areia de emergência.
Esta obra foi adjudicada, por cerca de 2,423 milhões de euros, à empresa Oliveiras, S.A, será financiada pelo POSEUR (85%) e por capital social da Sociedade (Estado) (15%). O prazo de execução é de 270 dias. Deste investimento, cerca de 70% será realizado no território do Município de Mira, o que determina o reforço de uma extensão de cerca de 3,4 quilómetros de duna, a colocação de cerca de 10 quilómetros de paliçadas a plantação de cerca de 500 mil espécies vegetais.
Esta obra contribuirá assim de forma direta para a proteção do litoral e das populações, designadamente a malha urbana do Bairro Norte da Praia de Mira,  contra os riscos de erosão costeira e reduzindo o risco de cheias e galgamentos e reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário