quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Vinte e dois mortos em naufrágio de embarcação no Brasil

Resultado de imagem para Vinte e dois mortos em naufrágio de embarcação no Brasil
Pelo menos vinte e duas pessoas morreram em consequência do naufrágio de uma embarcação com 129 pessoas a bordo. A embarcação naufragou esta quinta-feira na Baía de Todos os Santos, no litoral do Estado brasileiro da Bahia, anunciaram as autoridades locais.

O naufrágio ocorreu esta quinta-feira depois das 06h30 (10h30 em Lisboa) quando a embarcação saía de Mar Grande, no município de Vera Cruz, cidade localizada na região metropolitana de Salvador. A embarcação tinha como destino a capital baiana, onde muitos estudantes e trabalhadores se deslocam todos os dias desde a zona residencial de Mar Grande.

A Marinha brasileira e a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) confirmaram o ocorrido e informaram que pelo menos 21 pessoas foram resgatadas com vida do mar. No entanto, várias embarcações particulares no local também auxiliaram nos salvamentos, pelo que a Marinha acrescentou que não é possível confirmar com precisão o número de tripulantes resgatados.

Segundo as entidades da Astramab, a embarcação tinha capacidade para 162 pessoas.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o naufrágio ocorreu sob chuva forte. Os sobreviventes contam que muitas vítimas cairam ao mar com o acidente. Um sobrevivente que faz o trajeto todos os dias conta que foi o impacto de duas ondas que fez com que a embarcação se virasse. A mesma testemunha critica a falta de segurança e a demora excessiva no resgate.

O Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, emitiu uma nota afirmando que todos os esforços estão a ser feitos no apoio do socorro às vítimas e decretou luto em homenagem às 22 vítimas mortais, cujos corpos foram já resgatados das águas.

"Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente", disse o governador.

O acidente na Bahia acontece quase dois dias depois de um outro naufrágio no rio Xingú, no estado do Pará, onde morreram pelo menos 21 pessoas. A embarcação fazia o transporte ilegal de passageiros.

Fonte: Lusa
Foto: Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário