sábado, 9 de setembro de 2017

Furacão Irma: Autoridades da Florida emitem ordem para retirar 5,6 milhões de pessoas


Resultado de imagem para Furacão Irma: Autoridades da Florida emitem ordem para retirar 5,6 milhões de pessoas
O furacão Irma, que se prevê causar devastação no sudeste dos Estados Unidos, fez com que as autoridades da Florida emitissem uma ordem para retirar 5,6 milhões de pessoas.

O Irma atingiu a costa norte de Cuba como furacão da categoria 5, a intensidade mais alta. Um milhão de pessoas foram deslocadas.

Ontem à noite, foram registados ventos de 260 kms por hora. Nas zonas turísticas da costa norte, mais de dez mil turistas estrangeiros e outros milhares de cubanos foram transportados para locais seguros.

Havana deve ser poupada ao pior, mas mantém o alerta de furacão. Estima-se que o Irma chegue ao sudeste dos Estados Unidos amanhã.

Na Florida, prepara-se um êxodo. As autoestradas estiveram, ontem, engarrafadas, assim como o acesso aos supermercados. Já há muitas famílias em abrigos.

Entre quinta e sexta-feira as estradas estaduais com direção a norte registaram engarrafamentos, naquele que é já considerado um êxodo sem precedentes de residentes e turistas.

A Florida Power & Light Company, uma das principais fornecedoras de eletricidade do estado, antecipa que pelo menos 4,1 milhões de clientes vão ficar sem energia como resultado do impacto do Irma.

A empresa, que é proprietária de centrais nucleares, informou que estas serão encerradas gradualmente e com antecedência perante o surgimento dos ventos.

Este furacão, o mais poderoso registado no Atlântico, causou pelo menos 18 mortos à passagem pelas Antilhas Menores e Porto Rico, e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin.
Lusa / RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário