Comunicado conjunto
Resultado de imagem para Autoestrada Viseu-Coimbra é objetivo de vários Concelhos da região
"Em conferência de imprensa com a participação dos candidatos Pedro Coelho, à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Luis Paulo Costa, à Câmara Municipal de Arganil, Rui Sampaio, à Câmara Municipal de Góis, Joaquim Lourenço, à Câmara Municipal da Lousã, António Simões, â Câmara Municipal de Penacova, Fernando Tavares Pereira, à Câmara Municipal de Tábua e Maurício Marques, presidente da Distrital do PSD de Coimbra.
As candidaturas “Poiares no Coração”, “Confiança no Futuro” de Arganil, “Góis Mais” de Góis, “Abraçar a Lousã” da Lousã, “António Simões - Penacova 2017” de Penacova, “Levar Tábua a sério” de Tábua e a Distrital do Partido Social Democrata consideram que a autoestrada Viseu-Coimbra (em estudo) – a Via dos Duques – deve ter o chamado traçado Sul que liga Ceira (nos arredores de Coimbra) a Santa Comba Dão (já no distrito de Viseu) pois é mais curto que o traçado Norte, tem um menor impacto ambiental, ajuda à viabilidade da A13, evita redundâncias e permite uma ligação direta ao nó do IC6 (já na zona da albufeira da Aguieira).
O traçado Sul é da maior justiça intelectual para quem defende a maior coesão entre o litoral e o interior.
As acessibilidades a Sul do distrito de Coimbra carecem de melhorias, esta é a forma exímia de as concretizar.
A ligação Coimbra- Viseu através do Traçado Sul, substituindo o IP3, mantendo-o e melhorando-o, deve estar isenta de portagens, atenuando os custos da interioridade.
As EN17 e a A1 sairão beneficiadas com a redução, óbvia, de trânsito melhorando as condições de circulação, tendo em vista um melhor aproveitamento da rede viária.
As empresas do interior beneficiarão francamente com esta infraestrutura, vários são os concelhos que beneficiam diretamente com este traçado: Tábua, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia pela ligação ao IC6; Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã e Góis passam a distar de uma autoestrada cerca de 15 a 20 minutos.
Em termos ambientais o traçado Sul em comparação com a solução Norte (atravessa a Serra do Buçaco, passa pelos aquíferos de Caldas de Penacova e obrigará a desmatar o Luso e Corgas/Buçaco) é mais sustentável.
É por este manancial de fundamentos e pelo bem-estar das populações do interior que estes autarcas e futuros autarcas se batem pelo traçado Sul, considerando-o a melhor resolução para a Via dos Duques.
Coimbra, 8 de setembro de 2017"