sábado, 28 de outubro de 2017

Manhã de sábado: Rajoy demite governo catalão após independência - como aconteceu

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
27 dias depois do referendo, o parlamento catalão declarou independência após votação secreta. Rajoy diz que catalães foram "sequestrados", demite Puigdemont e convoca eleições regionais para dezembro
Puigdemont prepara os primeiros passos de uma nova república, com uma Constituição e parlamento. Rajoy quer decapitar a Generalitat. Restam as ruas, onde ninguém sabe qual dos dois manda.
Não é catalão quem quer, mas quem pode. O setor público transita para o Estado catalão. Há indultos para os independentistas presos e acusados e eleições em abril de 2018.
O Governo português "não reconhece a declaração unilateral de independência" anunciada pela Catalunha. O Governo condena a "quebra da ordem constitucional e o ataque ao Estado de direito em Espanha".
Presidente deu uma aula a crianças onde falou da forma como os jornalistas escrevem sobre si, mandou indiretas ao Governo e sugeriu que só fica um mandato. Recusou-se a alimentar "bate-papo" com Costa
O primeiro-ministro cita Marcelo, recordando que "é um otimista irritante" e que por isso "tem a certeza" que todos vão retomar o "excelente esforço de cooperação institucional".
As próximas horas são de alerta para o país devido ao maior risco de incêndio. O reforço e a prevenção estão a ser feitos, mas a Proteção Civil alerta que há comportamentos a evitar.
Relatório provisório diz que arderam 418 mil hectares até 16 de outubro. Mais de metade era floresta. Maiores fogos começaram na Lousã e em Oliveira do Hospital. Sete matas arderam todas.
Rio Ave fez muito mais remates (sobretudo ao lado), Sporting só enquadrou um, mas foi esse cabeceamento de Dost aos 85' que decidiu o jogo (0-1) um minuto depois de um falhanço escandaloso de Guedes.
Da exibição do Benfica ressalta a falta de qualidade e de ideias. Valeu o golo de Jonas (como sempre, o melhor dos da Luz) logo aos 11'. O que se lhe seguiu foi uma "pobreza franciscana" de futebol.
Sexo e género são conceitos diferentes. Se para muitas pessoas, são dois aspetos coincidentes, para outras não há concordância. O que acontece no cérebro destas pessoas? 

Comer/Ver/Fazer

O primeiro salão de chá da Ladurée em Portugal abre na quinta-feira, em Lisboa, e traz muito mais do que macarons. O Observador foi conhecer a ementa, que também tem saladas e hambúrgueres. 

Sebastião Carolino meteu-se num avião e foi descobrir a comida asiática do mais recente restaurante do Largo Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Gostou do que viu e provou, mas faltou qualquer coisa. 

A 28.º edição do Amadora BD começa esta sexta-feira, no Fórum Luís de Camões. A exposição principal, "Contar o mundo: A reportagem em banda desenhada", fala da relação entre a Nona Arte e a vida real. 

Começa esta sexta feira, dia 27, a segunda temporada de uma das mais populares séries do momento. E parte do sucesso está nas referências de outras tempos. Recordamos quais e porquê. 

Ponha de lado os disfarces e arrase na festa de Halloween com as tendências da estação. Reunimos as melhores peças para eles, para elas e para os miúdos. Afinal, gostam todos de pregar uns sustos. 

É difícil reinventar a fórmula básica em que os jogos são feitos, mas essa costuma ser a missão da Nintendo. "Super Mario Odyssey" é a prova disso e é a melhor aventura de sempre do canalizador. 

A nova grande exposição de inverno da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, abre esta quinta-feira ao público e explora as várias facetas do espelho, como reflexo da imagem ou como objeto de reflexão. 

O novo filme com o super-herói da mitologia nórdica tem bastante sentido de humor, auto-gozo e irreverência, embora quando toque a reunir, seja mais do mesmo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Sete meses depois da última edição, o Mercadito Blog da Carlota regressa ao CCB no próximo sábado. Do vestuário e da decoração infantis à moda feminina, há mais de 90 marcas já a piscar olho ao Natal. 


Envolva a massa Bavette com o seu melhor parceiro, o tradicional Pesto Genovese. 

Opinião

Alberto Gonçalves
As reacções do PS ao ralhete de Marcelo (de chamar-lhe jumento a acusá-lo de querer uma ditadura) foram as expectáveis no partido que tem Lula, Chávez e a Gorda do Frágil como exemplos de sofisticação

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O acórdão da Relação do Porto, invocando a letra da Bíblia, contradisse o seu espírito que é, em Jesus Cristo, o mandamento novo da caridade, que “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Rui Ramos
A pretexto da floresta, o governo vai tornar a vida ainda mais difícil às populações rurais. A Idade Média foi o tempo dos povoadores. Vivemos agora no tempo dos despovoadores.

Ruth Manus
O segredo para um relacionamento dar certo, a meu ver- e digo por experiência própria- é não entender boa parte do que o outro diz. Isso tem dado muito certo por aqui. 

João Filipe Bugalho
O Governo anunciou um conjunto de medidas, algumas das quais parecem ir no bom sentido, embora estejamos longe de perceber como, com quem e quando, a maior parte delas vai ser posta em prática.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário