quarta-feira, 22 de novembro de 2017

360º - O que disse a ex-mulher de Sócrates nos interrogatórios. E ainda: a mudança do Infarmed e as mudanças na Altice. E vem aí a Black Friday

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A confirmação surgiu ao fim da noite: a rapariga de sete anos da Maia morreu mesmo por causa de uma bactéria. A infeção terá vindo de um alimento ou de água contaminada. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária diz que “não há qualquer evidência de que o foco de contágio tenha sido" o hamster de estimação.

É mais um escândalo que envolve a Uber. Soube-se ontem à noite que a empresa escondeu um ciberataque que expôs dados de 57 milhões de utilizadores. A Uber pagou 100 mil dólares aos atacantes para apagarem os dados e manterem o silêncio.

O FC Porto empatou ontem à noite 1-1 com o Besiktas para a Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve sobre "Felipe, o central Felipe, improvável Felipe, que conseguiu (por segundos, é certo) silenciar o estádio". O FCP tem agora sete pontos. É suficiente para o apuramento? Talvez sim, talvez não


Mais informação importante
O que diz Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates no seu interrogatório na Operação Marquês? Diz que Carlos Santos Silva lhe deu emprego, foi seu fiador e prestou garantias de 760 mil euros para um empréstimo que fez. Pergunta sacramental: de quem era todo esse dinheiro, de Santos Silva ou se Sócrates? Resposta rápida: o dinheiro é de Santos Silva, claro, o "amigo rico".

Sofia Fava também é a protagonista de mais um episódio de "Sim, Sr. Procurador", a mini-série do Observador sobre os interrogatórios da Operação Marquês. As perguntas e as respostas estão aqui.

E ainda dizem que as decisões em Portugal demoram tempo. O Governo "deslocalizou" o Infarmed de Lisboa para o Porto em pouquíssimas horas, depois de se saber que a cidade tinha perdido o concurso para acolher a Agência Europeia de Medicamentos. Foi tão rápido que o presidente da Câmara, Rui Moreira, só soube na manhã de ontem. Teve sorte: os funcionários do Infarmed descobriram pelos jornais, à tarde. Estão "preocupados" com a possibilidade de terem que mudar de cidade e hoje reúnem-se em plenário. Quem não está incomodado é o ministro da Saúde - já disse que, se estes trabalhadores não quiserem, arranjam-se outros. Imaginem se fosse um patrão privado a dizer isto.

É sempre um jogo interessante, descobrir o que se passa na Altice. Depois de avanços e recuos, de silêncios e sussurros, as coisas ficaram assim: Paulo Neves saiu de presidente do conselho de administração da PT, Claudia Goya passa a chairwoman e Alexandre Fonseca assume a gestão executiva.

Alexandre Fonseca foi gestor da ONI, a primeira operadora da Altice em Portugal, comprada em 2013. É, diz a empresa, "um retorno à organização inicial".

Depois de serem conhecidas as novidades, o fundador da Altice, Patrick Drahi, escreveu aos trabalhadores.Justificou as “perturbações bolsistas nas ações” do grupo com um"período irracional dos mercados".

É uma afirmação interessante, tendo em conta outra notícia do Observador: um investidor da City londrina contou ao Edgar Caetano que decidiu vender todas as ações que tinha da operadora depois de, numa chamada com analistas e investidores, os responsáveis da Altice terem perguntado aos seus interlocutores o que é que achavam que eles deviam fazer. "Isso soou, claramente, a desespero — e fez-me achar que eles não têm um plano, e estão com medo".

Hoje deve chover em algumas zonas do país, mas os problemas provocados pela seca são muitos:

Os agentes da PSP queixam-se que há demasiados efectivos seus em comissão de serviço na Polícia Municipal de Lisboa e do Porto. E dizem ao JN que isso está a tirar demasiados elementos das ruas. No DN, a a denúncia é outra, mas com os mesmos efeitos: a PSP entrega em média, por dia, 400 notificações dos tribunais a cidadãos.

Um estudante português de 21 anos está desaparecido no mar Báltico. Diogo Penalva, que está a fazer Erasmus na Estónia, ia a bordo de um cruzeiro entre Helsínquia e Estocolmo quando caiu.

A próxima jornada do campeonato de futebol pode estar em risco: há vários árbitros a pedir dispensa (só três não o fizeram). Motivo: o atual clima de suspeição no futebol.

Um jipe a grande velocidade, um homem a correr, tiros, um salvamento perigoso. As Nações Unidas divulgaram um vídeo que mostra a deserção de um soldado norte-coreano no dia 13 de novembro. O militar, que foi baleado pelo menos cinco vezes, está estável.

Também sobre a Coreia do Norte: uma ex-soldado do exército revela histórias de violações e assédio sexualentre as militares. Mais: as mulheres chegavam a ficar sem menstruação por causa da desnutrição.

Mais uma acusação de assédio, agora na Disney: John Lasseter, realizador de "Toy Story" e de vários outros sucessos da Pixar, pediu uma licença sabática de seis meses depois de inúmeras denúncias.


Os nossos Especiais
 
Há um lar de idosos na Gafanha do Carmo que é um fenómeno. Fazem paródias a Miley Cyrus e a Marcelo Rebelo de Sousa, realizam vídeos virais e são um exemplo em todo o país. A Sara Otto Coelho esteve lá.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Os bons alunos": "A plateia do país percebeu muito bem que não fora o insignificante resultado eleitoral do PC e Jerónimo não cuidaria hoje com tanto afã e tamanho zelo da função pública".

Luís Aguiar Conraria escreve sobre o Governo: "Costa não está a ser vítima do seu sucesso: está a ser vítima da hipocrisia do seu discurso. O facto de o Governo não repor as carreiras é a demonstração de que os cortes na despesa foram necessários".

Maria João Marques escreve "Rastreios e outro direito a escolher": "Concluímos que estas decisões existem para permitir que se gaste mais em salários no SNS. Menor controlo do cancro da mama pela melhor causa: o PS comprar uns tantos votos aos funcionários públicos".


Notícias surpreendentes

Está mesmo aí a chegar a Black Friday e nós já estamos a postos: fizemos uma lista com os melhores descontos (alguns chegam aos 80%) em dezenas de lojas e marcas de moda, miúdos, decoração, beleza, tecnologia e mais.

Hoje vamos ficar a saber quem são os chefs e restaurantes portugueses que recebem estrelas Michelin este ano. Conheça as nossas 11 apostas.

Morrissey está de volta: há um novo álbum, um filme sobre a sua adolescência e novas declarações incendiárias. Pedro Gonçalves escreve "Morrissey: o bom, o muito mau e o execrável vilão".

Como é que Nova Iorque, Londres ou Rio de Janeiro vão ficar se se o planeta aquecer apenas 2ºC? Vão ficar inundadas e irreconhecíveis. Faça o teste aqui (mas antes respire fundo).

E vamos então ver se hoje sempre chove. Seria um começo. Já sabe, se houver novidades, elas estarão aqui.
Até já!b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário