O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, sendo em geral fraca no Baixo Alentejo e Algarve e possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro a partir do final da manhã, com rajadas até 65 quilómetros por hora, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas do Centro e Sul.
A previsão aponta ainda para possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro e subida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais do Norte e Centro.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 07 graus (em Bragança e Guarda) e os 15 (em Coimbra) e as máximas entre os 11 graus (na Guarda) e os 23 (em Beja).
Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, pontualmente forte, e trovoadas, segundo o IPMA.
De acordo com o Instituto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 10:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva, pontualmente forte e possibilidade de ocorrência de trovoada.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Lusa