terça-feira, 12 de junho de 2018

360º - O acordo, os detalhes e as curiosidades: tudo sobre a cimeira Trump/Kim. Mais rescisões no Sporting: "Acordo com a sensação de levar chapadas"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump e Kim Jong-un estiveram reunidos durante toda a madrugada. Depois de um aperto de mão e de curtas declarações à imprensa, os dois sentaram-se sozinhos, apenas acompanhados pelos tradutores. A seguir, juntaram-se os conselheiros de ambos os lados. Tudo o que se passou nessas horas está descrito ao detalhe no nosso liveblog, que continua a acompanhar os desenvolvimentos e declarações desta manhã.

No final, houve mesmo acordo. O documento assinado pelo Presidente americano e pelo ditador norte-coreano prevê o caminho para a desnuclearização total da península da Coreia e a manutenção de um regime estável e pacífico na península. Pode ler o texto na íntegra aqui.
 
Para chegar ao acordo final sentaram-se cinco pessoas de cada lado de uma mesa, cinco americanos e cinco norte-coreanos. Nós dizemos-lhe quem é quem.

Houve muitos apertos de mãos entre os dois, Trump levantou o polegar, Kim sorriu. São as imagens de uma cimeira histórica. E temos ainda um vídeo que resume tudo, aqui.
 
Além da diplomacia pura e dura, houve as curiosidades:Kim tirou a sua primeira selfie conhecida, Trump pediu que os fotografassem de forma a ficarem "bonitos e magros" e o ex-basquetebolista Dennis Rodman chorou.
 
 
Mais informação importante

Continua o concurso para saber que partido chama mais nomes politicamente impactantes à comissão de inquérito às rendas excessivas do setor elétrico. Ontem, o PSD anunciou que quer ouvir António Costa e Mário Centeno, numa lista de 65 personalidades e 15 entidades. O BE já tinha ditoque pretende convocar Sócrates e Salgado.

Os arguidos no processo de Pedrógão Grande arriscam penas de prisão efetivas. Segundo o CM, o DIAP de Leiria considera que cada arguido terá cometido 64 crimes de homicídio na forma negligente e ainda uma centena de crimes de ofensas corporais.

Sempre à procura de novos temas fracturantes, o BE pretende agora limitar a transmissão televisiva de touradas ao período entre as 22h30 e as 6h00 e exige uma bolinha vermelha no canto do ecrã. Já o PAN, claro, quer a abolição. A notícia é do DN.

O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, foi acusado de machismo durante uma conferência internacional de Media que decorreu no Estoril — e que, por ironia, pretendia alertar para os problemas de igualdade de género no jornalismo. Depois de solicitações de beijinhos em palco e de frases como “Sou o Charlie e elas os anjos”, tudo terminou num pedido de desculpas.

Na banca: o Novo Banco anunciou um lucro de 60,9 milhões até março, com a venda da seguradora GNB a ajudar; e a Caixa vai fechar 70 balcões, a maioria até final de junho e em Lisboa e no Porto.

O Ministério da Educação determinou que todos os alunos vão a exame, com ou sem avaliação final — é a forma de contornar os problemas de uma greve dos professores.

O navio "Aquarius", que transporta 629 migrantes, vai mesmo atracar num porto espanhol. Mas, para isso, precisará da ajuda de dois barcos militares italianos.

O principal conselheiro económico de Donald Trump sofreu um ataque cardíaco e está a ser tratado num hospital militar. Larry Kudlow ganhou notoriedade nos últimos dias ao acusar o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, de ter "apunhalado Trump nas costas" na cimeira do G7.

No Sporting, há rescisões atrás de rescisões: ontem, soube-se primeiro de Bruno Fernandes, William Carvalho e Gelson Martins; soube-se depois de Bas Dost; e sabe-se que se seguirão Acuña e, eventualmente, se não houver venda, Battaglia.

Nas sua carta de rescisão, Bruno Fernandes escreve:"Acordo banhado em suor e com a sensação física, até de dor, que estou a levar chapadas".

À noite, Bruno de Carvalho fez mais um golpe de teatro. O presidente do Sporting jura que se demite se os seis jogadores que, no total, já rescindiram escreverem uma carta a pedir isso mesmo e a garantirem que ficam no clube caso ele volte a ganhar eleições. No final da conferência de imprensa, Bruno de Carvalho ouviu os insultos de vários adeptos que batiam na porta a tentar entrar. 

Perante a crise no Sporting, Luís Filipe Vieira admite “fazer uma pequena loucura” e contratar alguns dos jogadores que rescindiram. Os alvos serão eventualmente Bruno Fernandes e Gelson Martins — mas, na realidade, os nomes não interessam. Como disse o presidente do Benfica, o que está em causa é uma vingança. Referindo-se ao Verão de 1993, quando Paulo Sousa e Pacheco saíram do Benfica para o Sporting, Vieira afirmou: "Há 25 anos brincaram connosco". Há 25 anos? Parece que estamos nos Balcãs, onde se diz que "um tiro ressoa durante cem anos".


Os nossos Especiais
 
Na cimeira do G7, além daquela foto, também houve muitas discussões políticas. Trump atacou as taxas que alguns países e blocos económicos, como a União Europeia, cobram aos produtos norte-americanos. E disse que os EUA vão deixar de ser "o porquinho mealheiro" do Mundo. Mas, afinal, quem tem razão? Quem é o "o porquinho mealheiro" de quem? O David Almas e o Edgar Caetano explicam.

 
A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Um dia contra Portugal?": "Catarina Martins não quer ver 'reconhecida' a 'enorme violência da expansão portuguesa', quer apenas usar a história para deslegitimar os regimes ocidentais — e só esses".

Paulo de Almeida Sande​ escreve "Vergonha na Era do Aquário": "Os movimentos e partidos políticos nacionalistas e anti-sistema afirmam-se quase sempre com base em campanhas anti-imigrantes. Proibir o Aquarius é um retrocesso civilizacional grave".

Fernando Leal da Costa​ escreve "O tabagismo tem de ser eliminado. Mesmo o das mulheres": "Portugal, a exemplo de outros países, deve estipular uma meta ambiciosa de tabagismo zero e definir um prazo para a atingir. Não, não é ficção, nem é impossível".

Mário Pinto​ escreve "De vez em quando, relembrar o autoritarismo escolar": "O Estado Social português não é como o soviético era: não pode constitucionalmente promover uma pseudo-democratização da educação por via de uma só oportunidade, única e igual para todos".


Notícias surpreendentes
 
Vem aí a noite mais longa de Lisboa, mas não há nada a temer  e sim, é possível sobreviver aos Santos Populares (e aos seus 79 arraiais). O Alexandre Borges faz um guia em sete passos. Basta seguir as indicações.

Na noite de Santo António vai ser difícil entrar e circular em Lisboa, por causa da greve na CP. A Carolina Branco explica como resolver o problema e não deixar as sardinhas à espera. (De qualquer forma, as perturbações da greve devem começar pelas 12h.)

O naturalista Domenico Vandelli tinha 29 anos quando veio para Portugal, onde passou o resto da sua vida. O seu trabalho pioneiro, muitas vezes ignorado, foi agora revisitado por João Cabral no livro "A História Natural de Portugal em Domingos Vandelli". Vasco Rosa dá-lhe quatro estrelas.

Em Inglaterra, enquanto o príncipe William participava numa partida de polo equestre, os filhos Charlotte e George monopolizaram os fotógrafos com as brincadeiras na relva. Veja as imagens.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário