terça-feira, 12 de junho de 2018

Está a chegar uma revolução à bateria dos carros elétricos?

No ano passado revelámos aqui que o criador das baterias de iões de lítio, John B. Goodenough, em colaboração com uma investigadora portuguesa Maria Helena Braga, tinham criado uma bateria com 3x mais capacidade das baterias “tradicionais”.
Passado mais de um ano, há agora um novo estudo publicado, pela mesma equipa de investigadores, que revela uma revolução para as baterias dos carros elétricos.
O segmento das baterias é atualmente uma das áreas onde mais investigação se faz. A indústria procura alternativas viáveis para as tradicionais baterias de iões de lítio (Li-ion), que são amplamente usadas em dispositivos electrónicos, onde se incluem os smartphones, tablets e até carros elétricos.

John B. Goodenough – o inventor das baterias de iões de lítio

John B. Goodenough, de 95 anos e professor na Universidade do Texas, foi o grande inventor das baterias de iões de lítio. No ano passado, o investigador anunciou novas baterias que garantem uma maior autonomia (cerca de 3x). Recentemente foi publicado no “Journal of the American Chemical Society” um novo estudo, da mesma equipa de investigadores, que revela que a densidade das baterias para veículos elétricos pode aumentar para o dobro.
Além desta característica, estas novas bateria seriam as primeiras a conseguir incrementar a sua capacidade de carga cada vez que completassem um ciclo de carga/recarga.
Mas há mais características em destaque além da capacidade e densidade destas baterias:

Características das novos baterias

  • Além de uma maior densidade energética, estas novas baterias no estado sólido têm uma maior durabilidade e utilizam electrólitos cristalizados que permitem o uso de um ânodo alcalino-metálico.
  • De acordo com os investigadores, em ambiente de laboratório estas baterias conseguiram superar 23000 ciclos de carga (As baterias de iões de lítio nem sobrevivem a 1000 ciclos completos de carga / descarga)
  • Não usam Cobalto, que é usado para a produção de superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes à corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. Este é o constituinte mais caro de uma bateria de iões de lítio;
Toda a informação e resultados obtidos podem ser consultada aqui.
Fonte:pplware

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.


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