terça-feira, 26 de junho de 2018

Câmara parceira do Centro Qualifica para formação de adultos



A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e o Diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, assinaram na manhã de 26 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo de cooperação no âmbito do Centro Qualifica.

Os Centros Qualifica constituem-se como agentes centrais na resposta ao desafio da qualificação de adultos, consignados na ANQEP, I. P. (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional).

O protocolo, que é válido por um ano podendo ser renovado automaticamente, tem por finalidade promover e potenciar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolares dos adultos que não tenham completado o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

O acordo agora firmado contribui para potenciar o acesso e a utilização da rede nacional de Centros Qualifica aos adultos com baixas qualificações, de forma a permitir o célere e adequado reconhecimento, validação e certificação das suas competências.

Pretende-se também identificar necessidades e a procura de respostas formativas e promover junto das entidades de formação as ofertas que lhes sejam mais ajustadas; proceder a encaminhamentos para ofertas formativas; e promover a necessária articulação entre as partes que celebram o presente protocolo, de modo a garantir a prossecução do respetivo objetivo.

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente tem como funções encaminhar as ofertas de educação e formação que melhor se adequém ao perfil e às necessidades, motivações e expetativas de cada adulto; reconhecer, validar e certificar competências adquiridas ao longo da vida, para efeitos de posicionamento em percursos de qualificação.

Compete ainda a este Centro o reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas ao longo da vida, para efeitos de obtenção de um nível de escolaridade e de qualificação; e providenciar e partilhar informação útil quer relativamente ao funcionamento do Centro Qualifica quer relativamente às ofertas de qualificação existentes.

No âmbito deste protocolo, compete à Câmara Municipal providenciar e partilhar informação útil, com os seus interlocutores, quer relativamente ao funcionamento do Centro Qualifica, quer relativamente às ofertas de qualificação existentes; contribuir para potenciar a utilização do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente por parte dos seus colaboradores que sejam detentores de baixos níveis de qualificação escolar e/ou profissional e que possam realizar processos de RVCC escolar de nível básico ou secundário ou que necessitem ser encaminhados para outras modalidades de educação/formação.

A autarquia fica ainda responsável pela promoção, divulgação e sensibilização das atividades do Centro Qualifica junto dos seus colaboradores e respetiva integração em ofertas do sistema de educação / formação de adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário