terça-feira, 26 de junho de 2018

360º- A trivela de Quaresma que valeu o apuramento e os perigos do Uruguai; o esquema suspeito do Benfica; e o tráfico de madeira ilegal do Congo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... depois de mais um jogo não aconselhável a cardíacos, Portugal passou aos oitavos de final do Mundial em segundo do grupo B, foi parar ao lado do quadro onde estão os 'tubarões', e joga sábado com o Uruguai. A equipa que tem um seleccionador de muletas, não é pera doce: eis três dos seus perigos, outras tantas fraquezas e a dupla terrível Suárez e Cavani.
 

Outra informação relevante 
Madeira ilegal do Congo está a entrar na Europa através de Portugal. E o pior é que pode mesmo ter sido comprada pelo Estado português e até ter chegado ao ministério da Defesa. Está tudo num relatório de uma ONG que denuncia a exploração ilegal de madeira congolesa por uma empresa de luso-angolanos. A Cátia Bruno leu e explica.

 Depois de ter visto o Portugal-Irão em Belém e antes de voltar à Rússia para assistir ao Uruguai-Portugal, Marcelo viaja hoje de regresso aos Estados Unidos para um encontro com Trump. O Presidente leva a NATO, as Lajes, a energia e as exportações na bagagem, mas há um tema a desfocar a foto na Casa Branca: os Direitos Humanos na fronteira sul dos EUA. O Pedro Benevides já está à sua espera em Washington.

A boa nova é que os EUA abandonaram, “por agora”, a política de “tolerância zero” à imigração

Na Europa, também há notícias positivas sobre o tema: Itália deixou um barco com ilegais atracar e Merkel está a defender a política migratória junto da sua geringonça. Mas isso não trava a tragédia: há mais migrantes abandonados a morrer ao atravessar o deserto do Saara antes de chegarem ao Mediterrâneo, conta a TSF


Outro caso que mete futebol é ainda o das viagens pagas ao Euro 2006: os ex-líderes parlamentares do PSD Luís Montenegro e Hugo Soares e o ex-secretário de Estado Luís Campos Ferreira vão ser constituídos arguidos por tererem aceite convites da Olivedesportos de Joaquim Oliveira. São suspeitos do crime de recebimento indevido de vantagem. A notícia é também do Luís Rosa.

No Sporting são tantas as reviravoltas que é difícil resumir a crise em curso. Sousa Cintra foi oficialmente designado como novo líder da SAD e proibiu de entrar em Alvalade Bruno de Carvalho (que voltou a mudar de opinião e já não impugnar a AG -- pelo menos até ao momento em que escrevo). A próxima decisão de Cintra será rescindir o contrato com Mihajlovic: Inácio pode ser treinador de transição.

Pelo meio, o árbitro do jogo 3 da final entre Benfica e Sporting em futsal foi agredido por um grupo de encapuzados, com um pau e uma arma de fogo ao chegar ao trabalho. Segundo a Associação de Árbitros, o calão usado leva a crer terem sido adeptos leoninos. O clube nega.

O exame de Matemática do 12.º ano criou desigualdade entre alunos no acesso ao Superior. A acusação partiu da Associação Portuguesa de Matemática, que critica ter sido apresentado um enunciado único para dois currículos distintos da disciplina. Pode ler o enunciado e os critérios de correção aqui. E os dos exames do 11.º ano aqui e aqui.

Na Saúde há um novo problema: faltam 114 oftalmologistas em Portugal, escreve o Público.

A Deco já anunciou a lista de supermercados mais baratos deste ano. O Jumbo voltar a liderar.

Portugal aderiu à iniciativa militar europeia de intervenção sugerida pela França. Mas, apesar do nome, a ideia não é fazer intervenções militares, diz o ministro.

Um dos fugitivos mais procurados na Europa foi detido em EsposendeÉ responsável por um elaborado esquema de fuga ao fisco.

Depois da EDP 'mãe', a EDP renováveis: os franceses da Engie estão a estudar uma oferta sobre a empresaPoderá estar uma OPA concorrente à chinesa ou uma proposta para ativos nos Estados Unidos.


Os nossos Especiais 

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o PSD e Rio em "A política por linhas tortas": "O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS".
  • Laurinda Alves escreve sobre o regresso dos filhos que estudam ou vivem fora a Portugal: "Alguns dos filhos que chegam por uns dias voltarão em breve para países e cidades longínquos, mas os felizardos que esperam sabendo que os seus voltam para ficar, esses vivem uma alegria a dobrar".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre a "Mãe de Todas as Cimeiras" europeias: "A União Europeia está cercada e em risco economicamente. Está cercada e em risco politicamente. Está cercada e em risco geoestrategicamente. O risco é grande, o cerco sério, as saídas escassas".
Notícias surpreendentes 
As modelos portugueses foram das que mais brilharam nas semanas da moda internacionaisEstas nove deram nas vistas em Londres, Milão e Paris.

Lisboa já está entre as 100 cidades mais caras do mundo para viverSubiu 44 posições em relação ao ano passado no estudo global da Mercer.

O príncipe William está a fazer visitas inéditas à Jordânia, Israel e Palestina. Já há 41 fotos desta viagem histórica.

Já sabe, além do Mundial e das polémicas do futebol, tem toda a restante actualidade no ObservadorE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário