terça-feira, 26 de junho de 2018

Intervenção do PSD - Dia do Concelho - Figueiró dos vinhos

Figueiró dos Vinhos está em festa!
Hoje, 24 de junho de 2018, celebra-se o dia do concelho!

PSD logo.jpgAs festas de S. João Baptista, padroeiro de Figueiró dos Vinhos são por excelência um motivo de orgulho de todos os Figueiroenses. Devem ser por isso, também, um momento de forte aposta de difusão cultural, paisagística, gastronómica e turística! Uma visão coesa e centralizada nas pessoas e para as pessoas, nos turistas, mas acima de tudo na inclusão duma estratégia regional para a valorização do território e para o território.

Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos,

Estamos hoje aqui reunidos neste auditório para comemorar Figueiró dos Vinhos com a nobreza e a dignidade que este momento a todos merece.
Agradecemos por isso, de forma profundamente sentida, a todas as entidades e personalidades aqui presentes porque sem dúvida a presença de todos é para todos nós motivo de grande orgulho e representa um gesto que engrandece profundamente estas comemorações dando-lhes a importância, visibilidade e dignidade que merecem.

Agradecemos também de uma forma muito particular ao Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa que por motivos de saúde não pode estar hoje aqui nestas celebrações como cremos seria seu desejo.
Daqui lhe endereçamos um cumprimento muito especial, fazendo votos para que rapidamente nos possa visitar e, quiçá, possa recuperar forças passando uns dias calmos e tranquilos no nosso, e também seu, Figueiró dos Vinhos.     

Os Figueiroenses reconhecem a presença e a solidariedade evidenciadas pelo Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa desde o verão passado até aos dias de hoje, "demonstrando um sentido de unidade nacional para com os pequenos municípios do Interior muitas vezes esquecidos".
Hoje e sempre, o Senhor Presidente da República faz parte do coração e da alma dos Figueiroenses que o reconhecem na atribuição da Medalha de Honra do Concelho de Figueiró dos Vinhos!
Obrigado por tudo o que têm feito pelo nosso território, pela região e pelos concelhos circunvizinhos!

Esta é a mensagem que gostaríamos de lhe prestar na presença de Sua Exa.. Todavia, fica aqui registada para que também possa ser do conhecimento de todos os presentes neste em que comemoramos o dia do nosso concelho.

Os Figueiroenses esperam e desejam do Senhor Presidente da Republica, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa o continuado empenho, dedicação e apoio naquilo que são e constituem as maiores aspirações de todos os que aqui residem: Serviços públicos e investimento público!

Confiamos assim no empenho do Senhor Presidente da Republica para o reforço de políticas ativas e centradas, por um lado, no investimento local, desde logo:

A tão prometida Empresa Pública de Desenvolvimento e Gestão Florestal;

A instalação no nosso concelho da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais;

O reforço de profissionais e serviços de saúde adequados para colmatar o encerramento e a falta de médicos no nosso concelho;

requalificação do Itinerário Complementar 8, que se tem tornado noticia, pelas piores razões;

redução do valor das portagens na A13 ou mesmo a sua isenção, sendo esta para os utentes, uma das vias mais caras do País.


Por outro lado, no investimento regional:
Consideramos da maior importância A abertura da Base Aérea de Monte Real à Aviação Civil.

Esta infraestrutura aeroportuária seria catalisadora de sinergias não só de e para a região centro mas também de e para os concelhos mais interiores como o nosso e também, para o agora seu, Figueiró dos Vinhos.

"O PSD de Figueiró dos Vinhos e esta coligação pedem a V. Exa. (senhor Presidente da República Portuguesa) que interceda e sensibilize o Governo a autorizar a abertura da Base Aérea de Monte Real à Aviação Civil".

Acreditamos e temos esperança que a presença do senhor Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, neste território provocará e despertará no Governo um novo olhar e uma nova atitude governativa para com o Interior, potenciando o investimento público, e as dinâmicas cívica e cultural, capaz de transformar os desafios propostos em soluções duradouras. Os Figueiroenses anseiam e aguardam que esta tão desejada mudança seja suficiente para corrigir as assimetrias e eliminar as desigualdades entre regiões de um país que avança a diferentes velocidades.

SOMOS PORTUGAL!
PORTUGUESES DE NORTE A SUL, DO INTERIOR AO LITORAL!
SOMOS TODOS PORTUGUESES DE UM SÓ PORTUGAL!

Contamos com a firmeza e persistência do Senhor Presidente da República junto do poder político de modo a que o Governo conduza os desafios do interior de Portugal a uma verdadeira rede global de aproximação, trabalhando em conjunto com todos os intervenientes, diretos e indirectos, colocando lado a lado as mais diversas entidades governamentais e sociedade civil.

No dia de hoje, deixamos também um apelo a todos os autarcas aqui presentes, que possamos numa união de esforços e vontades fazer História, concorrendo para a dignificação dos órgãos dos quais fazemos parte e onde estamos inseridos. Acima de tudo contribuirmos para o desenvolvimento e sustentabilidade dos anseios das populações e para a resolução dos problemas de todos os munícipes.

Fazer política, exige de quem vai exercer um cargo ou mandato, ter ética, assumir compromissos, ter dignidade, honestidade e conhecimento de que as suas ações e decisões são importantes para traçar ou modificar um determinado caminho”.

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos,

Sendo hoje Feriado Municipal, dia do concelho, é por imperativo o momento em que todos exaltamos os valores e o orgulho em ser Figueiroense, e reconhecemos publicamente a ação desenvolvida por algumas personalidades, às quais saudamos com um cumprimento muito especial e que destacamos:

A Medalha de Honra do Concelho atribuída ao Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a qual será entregue em data oportuna de acordo com a agenda da Presidência da República Portuguesa;

A Medalha de Honra do Concelho atribuída (a título póstumo) ao Dr. Manuel Simões Barreiros;

A Medalha de Honra do Concelho atribuída ao Dr. António Duarte Arnaut, que recentemente nos deixou;

A Medalha de Mérito do Concelho atribuída ao presidente do Município de Saint Maximin, Monsieur Meré, Serge Macudzinski;

A Medalha de Bons Serviços do Concelho atribuída à senhora D. Maria Isabel Mendes Simões, à senhora D. Maria de Fátima Carvalho Simões e ao senhor António Manuel da Silva Nunes.

Figueiró reconhece e agradece a todos a dedicação, empenho, esforço e generosidade em prol de um Figueiró Melhor! 

Figueiró dos Vinhos orgulha-se de ter tido Grandes Homens e Mulheres que participaram ao longo dos séculos na construção identitária do seu território desde a Reconquista à Expansão Marítima, atravessando o período Monárquico à Implantação da República até aos nossos dias levando do coração de Portugal aquela que é por certo a identidade de todos os Portugueses no Mundo: A Língua Portuguesa.

A dimensão do nosso concelho e da região em que Figueiró dos Vinhos se insere e que marcou os mais de oito séculos da nossa História, é sem dúvida o reconhecimento de que somos e integramos um país de Heróis do Mar, Nobre Povo, Nação Valente e Imortal.

SOMOS PORTUGAL!

Figueiró dos Vinhos congratula-se e agradece uma vez mais a presença de todos os presentes no dia em que assinala e festeja o dia do concelho fazendo votos para que em breve o senhor Presidente da República Portuguesa nos possa visitar passando uns dias de férias no nosso e sempre seu, Figueiró dos Vinhos!

Viva Figueiró! Viva o concelho de Figueiró dos Vinhos! Viva Portugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário