quinta-feira, 7 de junho de 2018

Plástico, polícia, professores (e o cartaz do Primavera)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Aqui vão as últimas notícias:

Sánchez fez um Governo de mulheres, onde cabe um astronauta. São 11 em 17 lugares, colocadas nas pastas de maior poder, o que lhe valeu elogios da banca à oposição.
A polícia deteve Fernando Mendes, o ex-líder da Juve Leo. Em causa estão as agressões em Alcochete.
Marcelo repetiu um pedido aos jogadores da selecção: que "sejam os melhores dos melhores". No jantar oferecido pelo Presidente, Ronaldo fez uma promessa (mas não foi o título).
Um quadro de Maria Helena Vieira da Silva superou as expectativasfoi vendido por 175 mil euros num leilão, bem acima do valor estimado.

Os títulos do dia

Quem devolver garrafas de plástico vai receber um prémio. A medida faz parte de um pacote de incentivos que o Governo apresenta hoje.
Os professores não vão parar nos exames deste mês. E ainda têm esperança num acordo com Costa sobre as carreiras, apesar dos 500 milhões que os separam.
As universidades portuguesas estão em queda num ranking internacional.

Ler com atenção

1. Oh, Lorde! Vai ser difícil escolher no Nos Primavera Sound. Algumas das aventuras mais estimulantes da música actual vão passar até sábado pelo Porto. Lorde e Father John Misty destacam-se já hoje - se a chuva não se evidenciar também. O Vítor Belanciano preparou o guião para o primeiro grande festival do ano, para anotarmos o que é "imperdível".
2. Vianna da Motta, o mestre infalível. A Biblioteca Nacional celebra os 150 anos do nascimento do grande pianista, compositor e pedagogo. A exposição propõe um percurso pela vida e pela obra deste homem “a quem nenhum domínio da arte era estranho”. A Cristina Fernandes lembra-nos aqui que ele foi um dos poucos artistas portugueses cuja carreira alcançou verdadeira projecção internacional.
3. Éolo, o guardião dos ventos, está pronto para ir para o espaço. O lançamento do satélite está marcado para 21 de Agosto na Guiana Francesa. Depois de mais de dez anos de espera, ficará no espaço durante três anos a recolher informações dos ventos de todo o planeta. A Teresa Serafim explica para quê.
4. Que tipo de adultos são os “millennials”? Confiam no seu sucesso profissional, acham que são bons cidadãos e acreditam num país com menos desigualdade. São a favor do aborto e da eutanásia. Compram online, mas poupam muito. Não querem comprar casa, mas querem sair da beira dos pais. E a grande maioria quer ter filhos — em média dois. Um estudo retratou a geração dos millennials portugueses e o P3 destaca-lhes uma característica animadora: são muito positivos.

Hoje na agenda 

Por cá, começam as jornadas parlamentares do PCP, enquanto meio mundo político passará por uma convenção sobre o SNS. Costa e Marcelo estarão também no Estádio da Luz, para ver o Portugal-Argélia, mesmo antes da partida da selecção para o mundial da Rússia.
Lá por fora, há uma reunião importante do BCE, num momento agitado do mercado da dívida. Também a posse do novo Governo de Espanha. Isto para além da visita de Shinzo Abe a Washington e de um programa na TV, onde Putin responderá aos espectadores.
Um dia bom. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário