quinta-feira, 7 de junho de 2018

Mitos que Engordam em discussão na UCC Elvas

No âmbito das comemorações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, comemorado no penúltimo sábado do mês de Maio, a UCCElvas.Com, promoveu no  passado dia 23  uma  sessão alusiva à promoção de estilos de vida saudáveis, dirigida aos alunos das Aulas de Atividade Física da Universidade Sénior da Freguesia de S. Vicente e Ventosa.

Sendo um dia  que visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das implicações da mesma na saúde humana, e sendo esta patologia considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, sendo a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.

Face a esta realidade pretendeu  a UCCElvas. com alertar os alunos  para a adoção de estilos de vida saudáveis e preventivos  quer de de obesidade quer  do sedentarismo.

À  sessão  com o titulo  "Mitos que Engordam",  seguiu-se a realização de rastreios  de obesidade (através da avaliação de peso, perímetro abdominal e calculo de IMC) e rastreios de hipertensão, tendo sido feito um  aconselhamento individual.

 A  sessão terminou  com uma aula de promoção da atividade física, ministrada pelo Professor Rui Pires.
Esta sessão contou com a participação de 13 pessoas, 7 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 42 e os 76 anos.

Dos resultados obtidos apurou-se que, 85% apresentava excesso de peso (31% obesidade e 54% pré-obesidade) e 85% tinha um perímetro abdominal acima do desejável (15% elevado e 70% muito elevado). Relativamente à Tensão Arterial, foram realizados dois encaminhamentos para Consulta com o Médico de família, por apresentarem valores para os quais se aconselha avaliação médica não urgente.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário