domingo, 4 de novembro de 2018

COLUMBÓFILA PROMOVEU PRÉ - MEETING PREPARATÓRIO DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL



A cidade de Cantanhede acolheu nos passados dias 2, 3 e 4 de novembro a visita preparatória do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, que se vai realizar de 27 de julho a 3 de agosto, do próximo ano, por altura da Expofacic. 

Participaram nesta visita 35 representantes de 13 países europeus, dos 15 que vão estar na edição 2019 da festa europeia, que pela terceira vez se vai realizar no concelho de Cantanhede, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia e Portugal, país organizador, que ao longo destes dias, para além de conhecerem e aprovarem o programa do evento, realizaram a reunião anual do Comité Europeu. 

Logo no primeiro dia e após a recepção, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer o Museu da Pedra, receber o programa do Pré-Meeting, sendo-lhe de seguida oferecido pelo Hipermercado Continente e pela Valmarques, a refeição da noite. 

Após a refeição e de uma breve reunião com a Comissão Organizadora, os delegados presentes, tiveram a oportunidade de conviver num dos bares da cidade. 

No dia seguinte logo pela manhã foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Vice-Presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso e pela Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, que acompanharam muito de perto o programa do evento, manifestando a satisfação dos seus executivos, receberem o evento no próximo ano, desejando aos delegados, uma excelente estadia, e uma proveitosa visita de trabalho. 

Seguiu-se a reunião do Comité Europeu, presidida pelo Dinamarquês Jan Fritzen e secretariada pelo belga Simõn Englebert e pela alemã Susanne Pohlsen. 

De acordo com a ordem de trabalhos do Comité e após a leitura da correspondência e aprovação das contas, foram reconduzidos o secretário e tesoureiro, seguindo-se a eleição das vice-presidências, para o próximo mandato, sendo eleitos a Lituânia e Portugal, que será representada por Magda Silva, vice-presidente da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense. 

De seguida e de acordo com as diversas propostas apresentadas pelos representantes dos diversos países presentes, foram pelos seus delegados, votados um conjunto de documentos que orientarão as próximas actividades do Comité. 

Por último, João Paulo, membro da Comissão Organizadora da edição 2009 do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, apresentou detalhadamente todo o programa do evento que se vai realizar de 27 de julho a 3 de agosto. 

Às questões colocadas pelos delegados foram-lhes respondidas e esclarecidas pelos elementos da Sociedade Columbófila, que integram a Comissão Organizadora, que com a ajuda de meios informáticos, complementaram a documentação entregue. 

No final e já perto das 13horas a Comissão Organizadora viu aprovada a sua proposta de programa, que vai agora ser devidamente trabalhada. 

Após terminada a reunião preparatória, os delegados presentes foram obsequiados com um Cantanhede d’honra, oferecido pelo Município de Cantanhede, seguindo-se ainda no período da manhã, uma visita ao Parque da Cidade, ao Mercado Municipal, ao Parque Expo Desportivo de S. Mateus e ao Complexo Desportivo. 

O almoço ocorreu no Lagar da Gruta, na freguesia de Portunhos, que gentilmente colocou aquele espaço à disposição da Comissão Organizadora, seguindo-se uma visita bastante exaustiva aos restantes locais de realização das diversas actividades que vão integrar o programa agora apresentado. 

Durante a noite e num restaurante da cidade, após uma Bairrada d’honra e oferta de algumas lembranças, foi servido o jantar oficial deste Pré – Meeting, estando presentes para além de todos os delegados, o Director do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, José Soares, Hermenegildo Freire, Subdirector do Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, a Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Inova, EM - SA e Casas de Melo; Adjunto de Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, parceiros da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na organização deste evento europeu. 

Após o jantar, cumpriu-se mais uma jornada de convívio, num bar da cidade, tendo nesse espaço de animação nocturna, os delegados tido a oportunidade de estreitar os laços de amizade já existentes. 

No dia seguinte logo pela manhã ouve ainda a oportunidade para os elementos da Comissão Organizadora, prestarem as últimas informações e esclarecem algumas dúvidas colocadas pelos representantes dos países, seguindo-se as viagens para os aeroportos de Lisboa e Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário