terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Câmara de Faro e Universidade do Algarve lamentam morte de Romero Magalhães

A Câmara de Faro e a Universidade do Algarve (UAlg) manifestaram o seu pesar pela morte do professor doutor Joaquim Romero Magalhães, hoje, em Coimbra, aos 76 anos, tendo sido decretados três dias de luto académico.
A autarquia e a universidade apresentaram as condolências à família de Joaquim Romero de Magalhães, que foi distinguido em 12 de dezembro com o doutoramento “honoris causa” pela Universidade do Algarve e era curador dos anais de Faro desde 2009.
Antigo comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002) e ex-secretário de Estado da Orientação Pedagógica (1976-1978), Joaquim Romero Magalhães foi presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), durante oito anos, nas décadas de 80 e 90 do século passado.
Viveu em Loulé e Faro até aos 17 anos, licenciou-se em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967, foi docente do ensino liceal e professor catedrático da FEUC, onde se doutorou.
Foi também professor convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, da Universidade de São Paulo e da Yale University, e sócio correspondente estrangeiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de acordo com a sua biografia na página de internet da Universidade de Coimbra.
Em comunicado, a autarquia de Faro lembrou a “vasta obra de investigação histórica” de Joaquim Romero Magalhães, que qualificou como “um dos nomes mais prestigiados em atividade” na sua área académica, sendo “o curador dos Anais do Município de Faro desde 2009”.
“O Algarve e o país perderam um vulto das ciências históricas e da cultura”, lamentou a Câmara algarvia no comunicado em que manifestou o seu pesar pela morte de Romero Magalhães, que morreu durante a madrugada, na sua casa, em Coimbra.
O reitor da UAlg, Paulo Águas, lamentou a perda de Romero Magalhães “em nome de toda a comunidade académica” e manifestou “à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências”.
“A instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico”, anunciou a universidade num comunicado.
A SERVILUSA – Agências Funerárias, enquanto empresa prestadora de serviços funerários, informou que o féretro de Joaquim Antero Romero Magalhães, estará em câmara ardente amanhã dia 25 de dezembro a partir das 15H00 no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes (Capela Ressurreição) em Coimbra.
Pelas 09:15 horas do dia 26 de dezembro, será trasladado para a Capela da Universidade de Coimbra, onde chegará pelas 10:00 horas.
As exéquias fúnebres terão o seu inicio pelas 14:00 horas do dia 26 de dezembro, seguindo, após as mesmas, para o Crematório de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário