terça-feira, 25 de dezembro de 2018

REGIÃO | Salas multissensoriais estão prontas nas escolas básicas da Mealhada e Pampilhosa


Estão já em funcionamento e ao dispor da comunidade escolar os dois Centros de Intervenção e Estimulação Multissensorial (salas snoezelen) nas escolas básicas nº2 da Mealhada e da Pampilhosa.
Em cada uma das escolas (Mealhada e Pampilhosa) foi criado um Centro de Intervenção Educativa e Estimulação Multissensorial, uma sala multi-sensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.
As salas snoezelen estão concluídas e os professores de educação especial estão na fase de formação para, no início do segundo período, estarem aptos a utilizar os equipamentos, desde a cama de água aos feixes de luz e discos magnéticos.
Estes espaços são ambientes multissensoriais que permitem estimular os sentidos primários, como o toque, o paladar, a visão, o som e o olfato, sem recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais de cada participante. Permitem melhorar o autocontrolo, a autonomia, reduzir a inibição, melhorar a autoestima e reduzir a tensão.
Esta aposta do Município da Mealhada surge na sequência de uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, no âmbito da CIM-Região de Coimbra Centro 2020 e vai ao encontro do Plano Estratégico Educativo Municipal, que dá especial atenção aos alunos com necessidades educativas especiais.
O investimento total ronda os 163 mil euros, combinando recursos financeiros da Autarquia com fundos comunitários e, além das salas snoezelen, inclui a criação de uma sala do futuro, na Escola Secundária da Mealhada, e a criação de uma equipa multidisciplinar que atuará a nível de todo o agrupamento.
A equipa multidisciplinar é composta por quatro técnicos: dois terapeutas da fala, um musicoterapeuta e um técnico de tecnologias da informação e comunicação.
Terá um papel fundamental no projeto de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Mealhada, promovendo o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos e ajustando o seu processo de ensino/aprendizagem para assim aumentar os níveis de sucesso escolar.
Deste projeto global faz também parte uma “sala do futuro”, um “ambiente inovador de aprendizagem”, que procura motivar todos os alunos, de forma inovadora, para o conhecimento, recorrendo às mais diversas tecnologias, desde painéis táctil abstratos a kits de robótica. Este espaço entrará em funcionamento aquando do término das obras, atualmente a decorrer, na Escola Secundária da Mealhada.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário