terça-feira, 11 de junho de 2019

Covilhã | MARIA ASCENSÃO SIMÕES HOMENAGEADA PELA CÂMARA DA COVILHÃ


A Câmara Municipal da Covilhã irá realizar no próximo dia 20 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de homenagem a Maria Ascensão Simões. 

Trata-se do reconhecimento público, que pretende assinalar o trabalho desenvolvido por “uma mulher à frente do seu tempo”, no âmbito do ensino e da cultura na Covilhã, no dia em que comemora o seu 90º aniversário. 

Maria Ascensão Albuquerque Amaral de Figueiredo Simões nasceu 20 de junho de 1929, em Nelas. Frequentou o ensino primário no Colégio da Nossa Senhora da Conceição (Viseu), o ensino secundário no Liceu Infanta D. Maria (Coimbra) e frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Ciências Históricas e Filosóficas. Dedicada ao ensino desde 1954 até a sua aposentação em 1996, lecionou em diversas cidade do país: Setúbal, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Castelo Branco, Fundão e Covilhã. Professora durante 33 anos na Escola Industrial Campos Melo, integrou a comissão de gestão em 1974/1975 vindo a ser Presidente do Conselho Diretivo desde 1981 até 1988. Foi sócia fundadora da Academia Sénior e Reitora de 2003 a 2018, tendo sido representante da Rede Universidades Seniores de Portugal no Congresso Internacional, em França. Foi ainda sócia fundadora e Presidente da Assembleia Geral da APAE Campos Melo e Deputada da Assembleia Municipal da Covilhã entre 2005 e 2009. No âmbito familiar, casou em 1957 com Duarte de Almeida Cordeiro Simões (1927-1979) co-fundador e diretor do Instituto Politécnico da Covilhã. Do matrimónio nasceram três filhas: Rosa Maria, Maria João e Maria Paula, tendo atualmente cinco netos. 

A cerimónia terá início pelas 15h00, com a inauguração da exposição fotográfica “Maria Ascensão Simões – Uma mulher à frente do seu tempo”, e contará com um momento musical pela Académia Sénior da Covilhã, dedicado à homenageada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário