quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Barcelos | Comemoração dos 25 anos do IPCA com exposição de Maria Keil inaugurado pela Ministra da Cultura


Decorreu esta terça-feira, 24 de setembro, na Biblioteca José Mariano Gago do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), uma conferência de imprensa relativa à exposição de inéditos de Maria Keil em Barcelos, a ser inaugurada a 9 de outubro na Galeria Municipal de Arte em Barcelos, pela Ministra da Cultura.

Maria Keil é reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte contemporânea Portuguesa com uma vasta obra nas áreas da pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, do teatro, figurinos e cenografia. 

Na conferência de imprensa, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, referiu que este evento cultural reflete a missão dos 25 anos do IPCA “uma instituição que está ao serviço da região e esta parceria feliz entre a Escola Superior de Design e a Câmara Municipal de Barcelos é reflexo disso mesmo pois coloca o IPCA em Barcelos e na comunidade”.

A Vice-Presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, salientou que esta exposição será um momento único para apreciadores de arte e que é “uma pegada na nossa Galeria de Arte trazendo mais um momento de qualidade artística que já nos vem habituando”.

Selecionar uma exposição para assinalar os 25 anos do IPCA foi um trabalho árduo, e pensado sobretudo como uma exposição para o público em geral mas também para os estudantes do IPCA. “Queremos mostrar não só a obra final, mas o processo. Cumprindo a missão pedagógica da escola e permitindo o contacto com o erro, a tentativa e a hesitação, até ao resultado que é a obra”, explica Paula Tavares, diretora Escola de Design (ESD).

Esta exposição, nestes moldes, foi possível devido ao relacionamento da docente da ESD, Cristiana Serejo, com os familiares de Maria Keil. A docente tem trabalhado na seleção dos trabalhos a expor “tentei fazer uma exposição inédita, inédita no sentido em como esta exposição está a ser preparada: como se fosse uma aula em que damos a conhecer o processo de criação multidisciplinar”, refere Cristiana.

Durante a conferência de imprensa, foi ainda lançado um desafio a todos os estudantes do IPCA: um concurso de ilustração e no âmbito dos 25 anos do IPCA. O vencedor do concurso ganha um ano de propinas.

A curadoria da exposição é da responsabilidade da docente Cristiana Serejo e do Arquiteto Francisco Keil do Amaral.

A exposição decorre de 9 de Outubro (inauguração) até 17 de Novembro, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos. 

Ana Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário