quinta-feira, 26 de setembro de 2019

REGIÃO CENTRO | Penela em festa entre 26 e 29 de setembro

As Festas anuais de S. Miguel 2019 são, por excelência, as festas do Concelho de Penela e, incluem este ano, as ancestrais Feira de S. Miguel, criada no longínquo ano de 1433; a Feira das Nozes e a Feira das Cebolas e, ainda, as contemporâneas FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, Feira da Gastronomia.
As festividades vão decorrer no período compreendido entre 26 e 29 setembro, gerando um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela.
Para os visitantes desta feira, que se afirma como um elemento de sedimentação das sociabilidades regionais e simultaneamente fator de desenvolvimento do potencial económico da região, a autarquia propõe um cartaz onde irão passar pelo palco principal nomes sonantes da música popular portuguesa, como o grupo Anjos.

Também ficará a conhecer não só os recursos naturais, culturais e económicos da região e desfrutar dos sabores do Sicó e do Pinhal Interior Norte, tais como o cabrito, o Azeite do Sicó, o vinho Terras de Sicó, o queijo DOP Rabaçal, o Mel DOP Serra da Lousã, a Broa da Cumieira, o Chícharo, a Chanfana, entre outros, além das óbvias e tradicionais cebolas e da omnipresente noz. 
Este evento representa ainda uma oportunidade única para os agentes económicos promoverem a sua imagem, marcas e produtos, realizarem negócios e, consequentemente, contribuírem para o desenvolvimento da região do Sicó e da zona do Pinhal.
O Dia do Município que se realiza no último dia das festas, 29 de setembro, constitui um momento único de afirmação e consciencialização do papel fundamental desenvolvido pelo Poder Local para a melhoria da qualidade de vida das populações.
E esta premissa é tão mais evidente quanto maior for a necessidade de intervenção das instituições públicas na sua função reguladora de atenuação dos desequilíbrios que a livre iniciativa das sociedades sempre gera.
Conscientes de que as populações beneficiam de forma significativa da ação de proximidade desenvolvida pelos órgãos de Freguesias junto de cada uma das suas comunidades, o Município de Penela irá homenagear, no Dia do Município, os autarcas de freguesia atribuindo a medalha de Mérito Concelhio aos Presidentes de Junta que desempenharam funções durante três ou mais mandatos.
26 SETEMBRO. QUINTA-FEIRA
20h00 – Inauguração das Tasquinhas
21h30 – Noite das Associações 2Penela EmCanto2
Kumytuna . Tu-Cá-Tu-Lá . Vai ou Racha . Caspirros . Grupo de Cavaquinhos “Asas do Tempo”
27 SETEMBRO. SEXTA-FEIRA
19h00 – Inauguração da FAGRIP
19h30 – Abertura das Tasquinhas de São Miguel
22h00 – Desfile de Moda: Penela Fashion 2019 com participação especial de Luís Garcia e Raquel Sampaio com apresentação de Catarina Miranda
23h30 – Banda RED
Tenda DJ’s: HeartLess&Holympo | Luís da Silva | Peter Ferrer
28 SETEMBRO. SÁBADO
11h00 – Apresentação do Livro “Mosaicos da Villa romana do Rabaçal, formas e cores: percurso geométrico”, coordenação de Miguel Pessoa e Bernard Parzysz
14h00 – Torneio de Futebol Veteranos
Penelense; Mirandense; Gil Vicente e G.D.Chaves
15h00 – Reabertura da FAGRIP
15h30 – Animação Infantil com o palhaço Palhatiko
16h30 – Co(m)Tradição – Magia Cómica por Rui Cruz
19h30 – Abertura das Tasquinhas São Miguel
23h00 – XX Raid Noturno TT S. Miguel 2019
23h30 – Concerto ANJOS
01h00 – Baile BANDAZONA
Tenda DJ’s: Chinelos com Vida | Luís da Silva | Peter Ferrer
29 SETEMBRO. DOMINGO
06h00 – Início da Centenária Feira das Nozes
08h00 – Arruada de Gaiteiros
09h00 – Reabertura da FAGRIP
11h00 – SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO
> Salão Nobre dos Paços do Concelho
12h00 – Reabertura das Tasquinhas São Miguel
15h00 – Animação de Rua
15h30 – Festival de Folclore
21h00 – Espetáculo Ballet: Espaço da Dança
22h00 – Stand Up Comedy com FRANCISCO MENEZES
23h00 – Baile SÓ RITMO
Tenda DJ’s: Usados com Garantia
Fonte: NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário