segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Livros: Os Meus dias da Independência

Visão única da independência de Angola
apresentada hoje na Casa de Angola, em Lisboa

Quarenta e quatro anos depois do dia 11 de Novembro de 1975, Onofre dos Santos, antigo ministro da Justiça do governo FNLA/UNITA, apresenta Os Meus Dias da Independência, diário que revela uma visão única da independência de Angola. Esta não é a visão de Luanda e do MPLA de Agostinho Neto, é a visão do lado de Holden Roberto e Jonas Savimbi. A obra chega às livrarias de todo o país no próximo dia 19 de Novembro. A sessão de pré-lançamento acontece hoje, dia 11 de Novembro, pelas 18h30, na Casa de Angola, em Lisboa.
Corria o ano de 1975 quando o povo angolano, após quatro séculos de soberania portuguesa, proclamou a Independência. O povo angolano poderia finalmente afirmar a soberania da sua pátria, não fosse a precipitação de três movimentos diferentes conduzir a uma guerra civil que durou 27 anos.

Onofre dos Santos, actor de primeira linha da Independência de Angola, do lado de Holden Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA), descreve com clareza o acontecimento no livro Os Meus Dias da Independência. «À meia-noite do dia 10 para 11 de Novembro, em Luanda, no Ambriz e no Huambo, os líderes dos três movimentos de libertação procederam a uma pressurosa e algo embaraçosa proclamação da Independência de um país partido em três. Portugal, que fora a contraparte do Acordo de Alvor no princípio do ano, esteve ausente das três cerimónias.»

Ministro da Justiça do governo que a FNLA e a UNITA formaram, Onofre dos Santos desenhou, lado a lado com figuras decisivas, a esperança de um povo num governo atribulado a que pertenceu. Governação que lhe perigou a vida inúmeras vezes, tendo vivido situações extremas e ameaças.

No diário que agora lança pela Guerra e Paz, Editores, o autor revela a realidade em que mergulhou e se afogou o ideal de uma geração.

Uma obra essencial para conhecer o «outro lado» da independência de Angola, longe de Luanda. O lado da FNLA e da UNITA, de sul-africanos e portugueses que se bateram contra o MPLA de Agostinho Neto, apoiado por tropas cubanas e conselheiros soviéticos.

Os Meus Dias da Independência chega às livrarias portuguesas no próximo dia 19 de Novembro, mas já está disponível para pré-venda na loja online da Guerra e Paz. A sessão de pré-lançamento acontece hoje, dia 11 de Novembro, pelas 18h30, na Casa de Angola, em Lisboa.

Uma apresentação na qual o autor e o seu editor, Manuel S. Fonseca, irão conversar e confrontar as suas vivências, bem distintas, do dia 11 de Novembro de 1975.


Este é o segundo livro que Onofre dos Santos publica pela Guerra e Paz, depois de, em Junho ter publicado o romance futurista Lenguluka. Antes, o autor publicou Eleições Angolanas 1992 – Uma Lição para o Futuro, Eleições em Tempo de CóleraO Conto da SereiaO Astrónomo de HerodesO Gosto Amargo do QuininoMemórias de Um Dark Horse e o romance histórico Descompasso – Angola 1962.


Os Meus Dias da Independência
Onofre dos Santos
Ficção / Romance
192 páginas · 15x23 · 15,00€
Nas livrarias a 19 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário