quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Política | Câmara de Figueiró dos Vinhos sem dinheiro para o dia a dia endivida-se em 700 mil euros

A maioria socialista do executivo municipal apresentou hoje, dia 27 de novembro de 2019, a proposta de deliberação nº 128/2019 tendo em vista a contratação de um empréstimo de 700 mil euros com o objetivo de fazer face a dificuldades de tesouraria e à satisfação dos compromissos com os fornecedores.

É num contexto de término do Plano de Saneamento Financeiro - com a última tranche a ser liquidada em janeiro próximo - e com o anúncio exaustivamente propagandeado da liquidação total da dívida à banca no final de 2019 que este empréstimo se vai realizar. É, pois, num contexto em que as desculpas acabaram que a câmara se vai endividar.

É sem grande surpresa que o Partido Social Democrata tomou conhecimento de que a Câmara se vai endividar em mais de 700 mil euros, capital mais juros, porque já não tem dinheiro para fazer face às despesas do dia a dia. E é sem surpresa na medida em que o PSD já vinha a alertar há muito para as consequências negativas do caminho que tem sido seguido. E é, igualmente, sem surpresa porque se confirmam os piores cenários apontados, recentemente, por entidades independentes. 

A IGF – Inspeção Geral de Finanças realizou, recentemente, uma auditoria ao Município com resultados nada animadores.

O relatório do Revisor Oficial de Contas, do primeiro semestre de 2019, dava conta dos encargos assumidos pela câmara e não pagos nos primeiros seis meses do ano de que a despesa realizada e não paga e que a despesa comprometida por realizar e por consequência também não paga totaliza quase oito milhões de euros.

Como se não bastasse o Conselho das Finanças Públicas refere que o maior agravamento, de pagamentos em atraso, de todas as câmaras do país ocorreu na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos com 1,4 milhões em atraso só no primeiro semestre de 2019.
Tudo isto a juntar aos empréstimos das obras junto ao campo de futebol e da Sonuma, ambos, para pagar daqui a 15 anos.

De facto, só se desilude quem se ilude primeiro. 

Este empréstimo é mais uma prova acabada do falhanço da gestão socialista no concelho.

Este executivo, cumprida metade do seu mandato, num contexto de um governo da sua cor partidária e de suporte da sua maioria na Assembleia Municipal, falhou. E falhou clamorosamente. Falhou após um reiterado discurso contrário e no exato momento em que foi sujeito a mostrar o que valia. Posto à prova, falhou.   

Sem dinheiro para as despesas correntes do dia a dia o executivo PS é obrigado a endividar a câmara em mais de 700 mil euros. Para quem apregoava a gestão e o rigor aqui está o resultado desastroso de uma gestão assente em festas e entretenimento e reveladora da inversão das prioridades necessárias à resolução dos problemas dos Figueiroenses e do concelho.

As finanças municipais estão hoje depauperadas e incapazes de responderem às solicitações mais simples, de financiarem a economia local e de investirem na criação de emprego e, assim, de poderem dar um contributo válido no combate à desertificação, ao baixo poder de compra e à saída dos mais jovens que procuram melhores condições de vida noutros concelhos.

O executivo PS chega a esta metade do mandato num processo de degradação indisfarçável e incapaz de cumprir aquilo que prometeu aos Figueiroenses. O executivo PS perfeitamente resignado está a colapsar e os Figueiroenses já começaram a perceber que nos momentos em que é preciso liderança, determinação, garra, captação de investimento e criação de emprego o executivo falha. Para nós PSD, que somos oposição, isso não é um problema em si mesmo, mas o problema é para Figueiró dos Vinhos. O Concelho é que está a perder tempo com este executivo, os Figueiroenses é que estão a perder oportunidades com esta gestão socialista.

Já sabemos que alguns não se incomodam com estas coisas, mas nós não nos conformamos, merecemos melhor.

Um dia, quiçá já na próxima legislatura, haveremos de voltar a liderar o Concelho, mas nessa altura esse executivo não vai existir para vender ilusões, festas e entreténs, vai existir para apoiar as pessoas e a sua vida, para captar investimento, para criar emprego e sobretudo para não falhar como este tem falhado.



Figueiró dos Vinhos, 27 de novembro de 2019

Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário