quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Batalha | BATALHA TERMINA O ANO COM TAXA DE DESEMPREGO MÍNIMA E REDUZ O NÚMERO DE DESEMPREGADOS EM 7% FACE A 2018

Batalha termina o ano com taxa de desemprego mínima e reduz o número de desempregados em 7% face a 2018

Segundo o último boletim com as estatísticas mensais do desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Concelho da Batalha, os dados relativos a novembro de 2019 apontam para uma descida de 7% do número de desempregados inscritos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No Concelho da Batalha o total de desempregados registados é de apenas 231 pessoas e diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2018 (-7%). A evolução, comparativamente a novembro de 2018, evidencia uma descida do desemprego nos jovens com menos de 25 anos (-9%) e expressa uma redução ainda mais acentuada na faixa etário 35-54 anos (-23%).

Com efeito, se comparando os valores do desemprego do mês de novembro do ano de 2017, o decréscimo do desemprego no Município da Batalha regista uma redução de 28%, indicando ainda uma evolução muito positiva ao nível da redução dos níveis de desemprego de jovens até aos 34 anos, traduzindo-se numa variação negativa de 40%.

Recorde-se que segundo o Boletim do INE, relativo às Estimativas de Emprego e Desemprego, em outubro de 2019, a estimativa provisória da taxa de desemprego em Portugal foi de 6,5%, mais do dobro do valor da taxa de desemprego registada no Concelho da Batalha que, atualmente, se situa num valor próximo de 2,3% do total da população residente com 15 a 64 anos, um dos valores mais baixos do país e a taxa mais favorável da região de Leiria.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "é uma excelente notícia para aqueles batalhenses que saíram de uma situação de desemprego ao longo dos dois últimos anos e é também um indicador da dinâmica empresarial e da capacidade de empregabilidade local, e isso representa otimismo no futuro do Concelho da Batalha".

"A criação de emprego e o apoio à qualificação dos jovens são prioridades locais. Estes dados vêm confirmar que as políticas implementadas ao longo dos últimos anos têm tido um reflexo bastante positivo no Concelho. Haverá ainda muito a fazer neste domínio, no entanto, estamos no bom caminho e tudo faremos para ampliar o nível de empregabilidade no nosso Concelho", acrescenta o Autarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário