quarta-feira, 17 de junho de 2020

Covid-19: Maternidades de Coimbra definem regras para acompanhantes no parto

COVID-10: Maternidades de Coimbra definem regras para ...
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que agrega duas maternidades, divulgou hoje os procedimentos para os acompanhantes de grávidas durante o parto, garantindo segurança em relação à covid-19.
Na sequência das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a covid-19, em relação ao acompanhante da grávida durante o parto, o CHUC estabeleceu um conjunto de regras no sentido de assegurar condições de segurança relativamente ao risco de infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje o centro hospitalar, numa nota enviada à agência Lusa.
O acompanhante da grávida no parto – que será “apenas um, sem possibilidade de troca de acompanhante” – deve ser submetido, “previamente à entrada na sala de partos”, a um inquérito, avaliando designadamente a eventual “presença de quadro respiratório agudo com tosse (de novo ou agravamento de tosse habitual)”, de febre (temperatura igual ou superior a 37,5 graus) ou de “dispneia/dificuldade respiratória nos últimos 14 dias”.
O acompanhante da grávida durante o parto não poderá ter contactado com um caso suspeito ou confirmado de covid-19 nos 14 dias anteriores, nem encontrar-se em período de isolamento, sob pena de não poder aceder à sala de partos, de acordo com as normas estabelecidas pelo CHUC.
A presença na sala de partos “só será permitida quando a equipa clínica o entender adequado”, refere o CHUC, sublinhando que o acompanhante da grávida deve “higienizar as mãos com solução antissética de base alcoólica (SABA) e vestir o equipamento de proteção individual (EPI) necessário”, que será fornecido pelo centro hospitalar.
O acompanhante, que mudará de máscara sempre que receber indicação nesse sentido, terá de manter uma distância mínima de um metro e meio da equipa médica e de abandonar a maternidade após o nascimento, segundo algumas das outras regras definidas pelo CHUC para os acompanhantes das grávidas durante o parto, em tempo de pandemia.
Além das duas maternidades de Coimbra – Bissaya Barreto e Daniel de Matos – o CHUC integra os Hospitais da Universidade, o Hospital Geral (Covões) e o Hospital Pediátrico, entre outros estabelecimentos.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário