quinta-feira, 18 de junho de 2020

ESTARREJA | CTE celebra 15 anos com reabertura de portas

O som das palmas vai voltar a ecoar na sala do CTE. Os bastidores vão guardar mais histórias e superstições. Técnicos e artistas voltam a tomar conta do palco. E o público da plateia. Junho promete ser um mês de grandes emoções!
Há 15 anos escrevia-se um novo capítulo dedicado à cultura estarrejense. A 18 de junho de 2005 reabriam-se as portas do Cine-Teatro de Estarreja para receber as mais diversas artes de palco, artes performativas e música, sempre privilegiando os produtos culturais e artísticos locais.
Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, salienta que  “cumpridos 15 anos de atividade permanente e regular, com uma programação de reconhecida qualidade, é com muito orgulho e responsabilidade que represento todos aqueles que hoje constituem a extraordinária equipa  do CTE, que diariamente ajuda a elevar a oferta cultural  do Município, mas também todos aqueles que, em algum momento, deixaram o seu contributo e a sua marca neste equipamento cultural de referência regional e nacional.” Nota ainda que “o legado destes anos é marcado por um trabalho de constante mediação com os públicos e compromisso com a comunidade e todos os agentes culturais e artísticos, desde os locais aos nacionais e internacionais, o que nos permite afirmar uma relação de confiança e nos dá alento para continuar a fazer mais e melhor pela cultura, pela arte e pelos artistas.”
Cinema, exposições, música, dança, teatro e outras artes performativas, enchem de vida o Cine-Teatro de Estarreja. Uma programação regular e eclética que conquistou mais de 427 mil espectadores e mais de 4 mil e duzentos eventos em 15 anos. No último ano, o palco do CTE acolheu 33 291 espectadores e 218 espetáculos, o que representou um aumento de públicos na ordem dos 8%, face ao ano de 2018.  “O CTE está de Parabéns e desempenha um papel essencial na estratégia da política cultural municipal!”, afirma a autarca.
Um inimigo invisível obriga ao encerramento forçado do CTE
Durante os três meses que esteve de portas encerradas, devido à pandemia da covid-19, o CTE reinventou-se e criou para o seu público uma “sala online” nas redes sociais com uma programação diversificada e constante. Intitulada o “CTE Vai a Casa”, a rubrica teve como objetivo não afastar a cultura dos espectadores da sala de espetáculos estarrejense.
Como explica Isabel Simões Pinto, a equipa do CTE arregaçou as mangas, não parou e levou a cultura a todos. “A situação inesperada com que nos deparámos em março, provocada pela COVID-19, obrigou-nos não a encerrar portas, mas também a encarar esta adversidade como um desafio e uma oportunidade de manter a relação de proximidade e confiança com o nosso público, já fidelizado, e de captar novos públicos. A reinvenção do CTE com a programação online teve um alcance assinalável, a nível nacional e internacional, com mais de 115 mil espectadores desde 21 de março até 13 de junho. Destaca-se aqui público do Brasil, França, Estados Unidos e Reino Unido.”
Sempre a pensar no espectador, o CTE, ao longo destes meses, “continuou a oferecer música, dança, cinema, valorizando os nossos agentes culturais locais e a envolver a comunidade local, com projetos artísticos desafiantes como são exemplo as “Leituras Partilhadas” ou as “oficinas”. Por outro lado, foi possível registar diversas conversas com artistas e agentes culturais, neste momento histórico que ficarão para memória futura de todos nós, e a ter produções próprias, como a “Visita Guiada Virtual”, que contou com a participação de diversos agentes culturais locais. Agora que vamos retomar a programação presencial, que tanto desejamos, continuaremos a ter uma oferta cultural online, como forma de diversificar e chegar a outros públicos”, explicou a vereadora da cultura.  
Programação especial e o regresso dos espetáculos: vamos celebrar os 15 anos da reabertura do CTE

Encerrado ao público desde 13 de março, o CTE tem a reabertura agendada para o dia 20 de junho, sábado, às 21h30, com o concerto do cantor e compositor estarrejense Fernando Daniel, no âmbito do Festival Regresso ao Futuro.
Este Festival marca o desconfinamento da cultura com o regresso dos artistas portugueses, das equipas técnicas e do público a 23 teatros municipais, distribuídos de norte a sul do país. Os bilhetes têm o preço único de 10€ e estão à venda na bilheteira do CTE e na plataforma online BOL.
Dirige o CTE e é responsável pelo pelouro da cultura do Município de Estarreja. Isabel Simões Pinto, vai estar à conversa, para falar desta celebração e deste equipamento que deu espaço a uma política cultural que privilegia a formação de públicos e a qualificação da oferta cultural, que tem levado ao incremento de práticas e consumos culturais, num exercício de verdadeira democratização da cultura, e tem permitido ainda a valorização do território e dos agentes culturais, educativos e criativos do concelho. Uma conversa a não perder no dia 17 de junho, quarta-feira, às 21h30, com transmissão online na página oficial do Facebook.
A sétima arte também está em destaque nestas comemorações. No dia 18 de junho, quinta-feira, às 21h30, assista à curta metragem de Luís Diogo, “Desta Água”. A história retrata uma jovem mãe, que recorda um momento em que o comportamento agressivo do seu pai destruiu um momento de inocente felicidade infantil. Mal ela sabe que está prestes a cometer o mesmo erro com a sua própria filha…
No dia 19 de junho, sexta-feira, às 21h30, o presente é para os mais curiosos. Vamos desvendar o que está atrás das cortinas do palco com uma “Visita Virtual” na “sala online” do CTE. Ao desembrulhar esta prenda vai descobrir um sem número de espaços que estão para lá do pano. São lugares como o palco, o subpalco, os camarins, a teia, a produção, a zona administrativa, a sala de projeção ou o sótão, que fazem bater o coração do CTE.
Junho tem muito mais para oferecer
Anote na sua agenda: dia 24, quarta-feira, às 21h30, a cantora e compositora Márcia no nosso espaço de diálogo “À Conversa Com...”, com transmissão online, vai desvendar-nos como tem reinventado o seu trabalho nos últimos meses, o que a inspira e quais são as suas paixões.
Como já é habitual, as noites de quinta-feira são dedicadas ao cinema. E no dia 25 de junho, às 21h30, será exibida a película de Alex Gozblau, intitulada “Café”, que fala de um ritual de três décadas – uma cafetaria –, uma mãe vidente, um pai distante e uma família excessivamente ruidosa. A transmissão é assegurada em direto, no Facebook do CTE.
No dia seguinte, 26, sexta-feira, 0 Teatro do Desassossego apresenta “Young Gods”. Young Gods é um exercício sobre a vida, a vida realmente real, sobre segredos, aventuras, desilusões. Young Gods é o espelho a que nos olhamos constantemente em busca de nós próprios. Alguém nos percebe? Alguém, aqui, está interessado em ouvir-nos? Para ver, às 21h30, na “sala online, do CTE.
A fechar a programação deste mês propomos-lhe o espetáculo “Tia Graça” que retrata   os temas da velhice e da solidão com muito humor. Concebido e interpretado por Luís Fernandes, esta performance aprofunda a matriz músico-teatral do trabalho criativo da d’Orfeu AC, num registo que congrega tradição e contemporaneidade. O inusitado naipe de sopros que acompanha as canções originais - oboé, fagote e eufónio - traz ao espetáculo as reminiscências filarmónicas que ilustram o contexto familiar da vida da personagem central, a Tia Graça. Uma lição de vida em palco para assistir dia 27, sábado, às 21h30, presencialmente ou em direto, no Facebook do CTE.

O seu regresso em segurança
Neste regresso tenha em conta novas regras e informações:
- É obrigatório o uso de máscara,
- É obrigatório manter a máscara colocada no decorrer dos espetáculos, utilizando-a sempre de forma adequada, de acordo com as recomendações da DGS;
- É obrigatório cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
- Em diversos pontos do CTE existem dispensadores de solução antissética à base de álcool para desinfeção das mãos;
- Não é permitida a permanência do público no foyer da plateia ou do balcão;
- Não será disponibilizado o serviço de babysitting;
- O sistema de ar condicionado será desativado;
- Estão suspensos os serviços de bar e bengaleiros. 
Bilheteira (junho e julho)
Apela-se à compra antecipada do bilhete, de forma a evitar ajuntamentos e garantir o devido distanciamento.
Horário
- quinta e sexta-feira: 14h30 – 19h00;
- sábado: 16h00 – 19h00 | 21h00 – 22h00;
- domingo, feriados e outros dias com eventos: 30 minutos antes do início do evento e até 1h depois. 
- A permanência de público na bilheteira deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à aquisição do bilhete ou prestação de alguma informação;
- Não será permitido efetuar reservas de bilhetes;
- Todos os espetáculos estão sujeitos à emissão de bilhete, mesmo que a entrada seja gratuita;
- Não será permitida a entrada de crianças com idade inferior à classificação etária definida para o espetáculo;
- Os lugares ocupados devem ter um lugar de intervalo entre espectadores sendo que na fila seguinte os lugares ocupados devem ficar desencontrados;
- De modo a garantir o procedimento anterior, satisfazendo o maior número de espectadores, os coabitantes manterão um lugar de intervalo entre si;
- A entrada dos espectadores na sala é efetuada por ordem de chegada, de acordo com a sinalética indicativa colocada na entrada do CTE, de forma a evitar concentração e cruzamento de pessoas nos foyers;
- A saída dos espectadores da sala será realizada pelos mesmos circuitos de entrada, devendo iniciar pelo lugar mais próximo da saída – última fila - evitando o cruzamento entre espectadores;
- No final do evento, os espectadores devem permanecer sentados nos seus lugares, aguardando a indicação dos Assistentes de Sala para a saída da sala.

Daniela Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário