quinta-feira, 16 de julho de 2020

A ADASCA É CONTRA A REALIZAÇÃO DA SESSÃO DE COLHEITA DE SANGUE NO DESTACAMENTO DA GNR DE AVEIRO



C/c ao Comando Geral da GNR
Comissão Nacional de Protecção de Dados
Exmo. Senhor Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Aveiro

Antes de mais aceite os nossos respeitosos cumprimentos

Chegou ao conhecimento da Associação Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) que está em marcha a organização de uma sessão de colheita de sangue nas instalações do Destacamento da GNR de Aveiro, iniciativa pelo que nos foi dado saber do Lions Clube Santa Joana Princesa.
Este grupo por via de "manhas e artimanhas", tem vindo a tirar proveito ilegítimo do trabalho desenvolvido pela supra associação.
Em tempos, eu próprio na qualidade de Presidente da Direcção da ADASCA, solicitei uma reunião com o então senhor comandante do respectivo Destacamento, tendo-me sido dito na altura, que não era viável a realização de colheitas de sangue naquele espaço, tendo apontado algumas razões. Nós aceitamos, com algumas reservas, porque no nosso entendimento as causas não faziam muito sentido, careciam de fundamento clínico. Nunca mais insistimos, agora com a agravante do covid-19.
Face ao exposto, vem a ADASCA por este meio dar conhecimento da sua posição em relação ao evento, independentemente do seu valor social.
A ADASCA é uma entidade com personalidade jurídica, com 14 anos de existência, conta com 3766 dadores associados de pleno direito, e sempre esteve na defesa dos direitos dos seus associados, quer eles pertençam à GNR, PSP, Exército ou outra força qualquer. A dádiva de sangue é acto livre, que deve ser exercido com sentido de responsabilidade.
O Lions Club procede à recolha de dados pessoais a quem comparece para a dádiva de sangue, o que na nossa a opinião confira uma ilegalidade, e para esse fim, pede o Cartão de Cidadão aos aderentes registando-os numa ficha.
Em caso de incidente num acto administrativo no decorrer da sessão de colheitas, os dadores ficam entregues a si próprios, como já aconteceu num passado recente com dois elementos da GNR.
Para efeitos de divulgação anexamos um flyer com as datas e horários das sessões no Posto Fixo da citada associação.
O dador é soberano no cumprimento do seu gesto solidário, mas, se for alertado para a prática de eventuais ilegalidades, posteriormente não pode argumentar que não teve conhecimento.

Cumprimentos solidários a todos os colegas dadores de sangue que integram a GNR.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Site www.adasca.pt
964 470 432 ou 234 095 331
NB: este email vai ser enviado para a Comissão de Protecção de Dados

Idem: O texto acima foi enviado no dia 15 de Julho para todos os Postos da GNR do destacamento de Aveiro. Mais, esta posição não veicula qualquer elemento dos órgãos sociais associação, porque nem sequer sabem como funciona estes meandros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário