quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A gestão eficaz dos dados é o tema do primeiro debate do ciclo de encontros virtuais

Piaget Digital Talks regressam esta quinta-feira

O Instituto Piaget retoma esta semana o ciclo de conversas virtuais intitulado Piaget Digital Talks, dedicado ao debate e partilha de boas práticas sobre os temas mais atuais e relevantes do mundo digital. O primeiro debate deste nova ciclo realiza-se já esta quinta-feira, 5 de novembro, pelas 21h30, com uma mesa redonda online dedicada ao tema “Análise de dados como capacitação fundamental”.
O ponto de partida deste encontro virtual assenta na premissa de que atualmente – e cada vez mais no futuro – os dados e a informação são um ativo estratégico das organizações em todo o mundo. A cada ano que passa a geração de dados aumenta exponencialmente. Não admira, por isso, que a prestigiada revista britânica The Economist ainda recentemente titulava que “o recurso mais valioso do planeta já não é o petróleo, mas os dados”.

É neste quadro de aumento em flecha da capacidade de obtenção e armazenamento de grandes volumes de informação que Ricardo Simões Santos, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget de Almada, que assumirá esta quinta-feira a moderação do debate, lança a questão: “De que vale existirem tantos dados se não existir alguém com capacidade para os explorar?”.

A resposta talvez possa ser encontrada no título de outra conceituada revista, desta vez norte-americana, a Harvard Business Review (HBR): “Cientista de dados, a profissão mais sexy do século XXI”. O mesmo é dizer que o acréscimo efetivo de valor aportado pelos dados à atividade de empresas e de outras instituições só pode ser obtido através de uma gestão eficaz dos mesmos – e este será o tema central para esta Piaget Digital Talk.

O painel de convidados é composto por Miguel Santos, especialista de informática da Administração Pública, com experiência em Data Warehouse e análise de dados na Autoridade Tributária; Fernando Matos, presidente da direção da Data Science Portuguese Association; e Wilson Lucas, diretor de cibersegurança no Instituto de Informática da Segurança Social e coordenador do curso técnico superior profissional (CTeSP) de Análise de Dados em Gestão de Informação do Instituto Piaget.

Na moderação do debate, além do diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Piaget, estará também um aluno do curso técnico profissional de Programação em Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

As Piaget Digital Talks terão lugar regularmente às quintas-feiras e o acesso é livre e gratuito para todos os interessados, mediante inscrição prévia através do site do Instituto Piaget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário