quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Exposição de Carlos Garcia: Biblioteca de Cantanhede prolonga mostra de maquetes em madeira


A exposição de maquetes que representam edifícios históricos, civis e religiosos da cidade de Cantanhede, patente na Biblioteca Municipal, em Cantanhede, vai manter-se até ao próximo dia 30 de novembro. A mostra, denominada “Viagem a Cantanhede do passado”, deveria ter encerrado no final do outubro, mas pela grande afluência e interesse suscitado junto do público, irá manter-se mais um mês. 

Produzida pelo artesão Carlos Garcia, a exposição que é constituída por 15 maquetes em madeira, representa vários imóveis seculares de elevado interesse cultural e histórico da cidade, alguns já desaparecidos, e teve como ponto de partida para a sua realização, imagens antigas destes edifícios. 

Foi o gosto de Carlos Garcia pelos trabalhos manuais, nomeadamente por temas como a história e a religião, que levou o autor aplicar os seus importantes conhecimentos em marcenaria e pintura, a que se juntou a dedicação e empenho que coloca em todas as suas obras, criando assim estas peças únicas e distintivas. 

Sobre Carlos Garcia 

Carlos de Jesus Garcia nasceu a 20 de agosto de 1932. Estudou até à 4ª classe e as suas primeiras profissões foram as de latoeiro, carpinteiro e marceneiro. 

Casou em 1954 com Mª Luísa da Silva Gonçalves, com a qual teve três filhos. 

Industrial de marcenaria, Carlos Garcia dedicou-se, também, a muitas outras ocupações. Manta de Retalhos, o seu primeiro livro, conta-nos pedaços da vida do autor, que foram unidos nesta obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário