quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Castelo de Paiva | Reforço municipal na estratégia de atendimento público

 CASTELO DE PAIVA ABRIU HOJE MAIS UM ESPAÇO DO CIDADÃO EM SOBRADO

Loja ficará instalada no edifício do Tribunal Judicial

 

      Castelo de Paiva conta a partir de hoje, com um novo Espaço do Cidadão, localizado nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Sobrado, que vai funcionar de forma provisória para, num futuro próximo, ser integrado na Loja do Cidadão, juntamente com os serviços da Autoridade TributáriaConservatória e Segurança Social, no edifício do Tribunal Judicial de Castelo de Paiva.

 

      Prosseguindo uma política local de descentralização, que tem vindo a ser implementada com sucesso, o objectivo destes espaços, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma nova dinâmica junto dos cidadãos, numa organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade.

      Este é o quinto balcão do Espaço do Cidadão instalado no território paivense, depois de, em Outubro de 2015, ter sido protocolada a instalação do balcão do Espaço do Cidadão da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, localizado em Oliveira do Arda e a par dos restantes espaços de cidadão existentes  no concelho  ( Sardoura, S. Martinho, Bairros ), esta é mais uma forma de estar próximo dos munícipes, dando uma melhor e mais rápida resposta às solicitações junto dos serviços da Administração Central.

      Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que este Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.

      Com a abertura deste balcão de atendimento público, no edifício do Armazém Municipal, que na mesma empreitada, foi reabilitado para proporcionar melhores condições sociais e de trabalho aos trabalhadores municipais, será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.

      O Concurso Público para a empreitada da Loja do Cidadão, que ficará numa zona do Rés-do-Chão do edifício do Tribunal Judicial, será lançado em Janeiro do próximo ano e vão ficar instalados ficarão os serviços da Autoridade TributáriaConservatória dos Registo Civil e PredialSegurança Social e Espaço do Cidadão, sendo que, o edil paivense manifestou vontade de conseguir um Julgado de Paz para servir o concelho.

     Para Gonçalo Rocha é fundamental estar mais perto dos paivenses e ter uma administração publica mais ágil e mais próxima, facilitar a vida às pessoas, procurar corresponder às suas necessidades e reforçar os serviços públicos já existentes, proporcionando uma oferta de serviços públicos com atendimento personalizado, que complemente aqueles que já são disponibilizados, sem no entanto os substituir.

     O autarca paivense realça, ao mesmo tempo, que este projecto é marcado pela inovação e proximidade, estando assegurado um passo importante para ser garantido um atendimento de qualidade à população, mostrando-se satisfeito com a concretização da Loja do Cidadão em Castelo de Paiva, que potenciará mais serviços e mais qualidade no atendimento, bem como destacando também a colaboração e o envolvimento neste processo, das juntas de freguesia onde já estão sediados quatro Espaços do Cidadão que funcionam com sucesso.

     O balcão do novo Espaço do Cidadão em Sobrado, estará a funcionar de Segunda a Sexta feira, no horário das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário