quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Dezassete escolas do concelho conquistam Bandeira Verde Eco Escola


Dezassete escolas do concelho de Leiria foram galardoadas no ano letivo 2019/2020 com a Bandeira Verde Eco Escola, num ano em que, devido à pandemia por COVID-19, não foi possível a realização da cerimónia nacional de entrega das Bandeiras Verdes. 

Foram distinguidos o Centro Escolar da Barreira; Colégio Conciliar Maria Imaculada; Colégio Nossa Senhora de Fátima; Colégio Dinis de Melo; Colégio Dr. Luís Pereira da Costa; Colégio Senhor dos Milagres; Escola Básica 2.3 Dr Correia Alexandre; Escola Básica de Barreiros; Escola Básica de Santa Catarina da Serra; Escola Básica e Secundária Henrique Sommer; Escola Básica N.º 1 de Marrazes; Escola EB2/3 Secundária Afonso Lopes Vieira; Escola EB Barosa; EscolaEB2 Marrazes; Escola EBI de Colmeias; Jardim do Fraldinhas e Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real. 

A estrega das bandeiras tem início esta quinta-feira, na EB Barosa, Jardim do Fraldinhas, EB1 e EB23 Marrazes, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real, Colégio Dinis de Melo, EB Barreiros, Colégio Senhor dos Milagres e Escola Básica e Secundária Henrique Sommer. 

Na tarde de sexta-feira, dia 4 de dezembro, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, entrega as bandeiras Eco Escolas no Colégio Conciliar Maria Imaculada e Centro Escolar da Barreira. 

No dia 14 de dezembro, é a vez da Escola Básica Integrada de Colmeias receber a bandeira Eco Escolas, seguida da Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre e Escola Básica de Santa Catarina da Serra. 

O Programa Eco Escolas é um projeto educativo destinado a todos os estabelecimentos escolares que pretende reconhecer o seu trabalho na vertente ambiental, através da atribuição da Bandeira Verde Eco Escolas, incentivando as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. 

A atribuição deste galardão em forma de Bandeira é o reconhecimento, pela Associação Bandeira Azul, do trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, sendo a metodologia Eco Escolas inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), descrita em sete passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. 

Para o Município de Leiria, que se congratula com os resultados obtidos pelos estabelecimentos de ensino do concelho, este é o resultado do esforço empenho e envolvimento de toda a comunidade educativa do concelho, pelo que todos estão de parabéns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário