sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Região do Algarve apresenta valores turísticos históricos em 2019

O Algarve apresenta um balanço turístico positivo no ano de 2019, com um crescimento no número de hóspedes (+7,2%), um crescimento nos proveitos totais (+7,2%) e nas dormidas (+2,5%). A região do Algarve continua a representar a maior quota de dormidas nacionais, 30% no total, sendo a única do país a acolher mais de 20 milhões de hóspedes em empreendimentos turísticos.

De acordo com os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, a região atingiu valores históricos de 20,95 milhões de dormidas, 5,07 milhões de hóspedes e 1,23 mil milhões de euros de proveitos totais.

A procura turística pelo Algarve manteve-se com um desempenho positivo em todos os meses do ano, com exceção do mês de outubro, que apresentou um decréscimo no número de hóspedes, menos 393 hóspedes.

Os meses de verão continuam a ser os meses que registam o maior número de dormidas, apesar de uma nítida redução da taxa da sazonalidade no destino em quase todos os meses de menor procura turística. O mês de janeiro fechou com +8% de dormidas face ao ano de 2018, fevereiro com +1,2%, abril com +13,6%, novembro com +7,8% e dezembro com +9%.

Os turistas nacionais totalizaram 1,47 milhões de hóspedes, assinalando-se um aumento de +8,5% em comparação com 2018. Enquanto os turistas estrangeiros registaram um total de 3,59 milhões, registando um aumento de +6,7%.

Neste último caso, os turistas oriundos do Reino Unido atingiram os 1,19 milhões (+7,1%). Assinala-se, ainda, o crescimento de mercados como o mercado italiano com um crescimento de 26,8%, o mercado emergente do Brasil regista um acréscimo de 26,5% e os Estados Unidos da América um aumento de 19,8% no número de hóspedes.

Destaca-se, também, um aumento de 3,8% nos turistas desembarcados no Aeroporto Internacional de Faro no ano de 2019, um total de 4,46 milhões.

“Prova desta capacidade são os factos: conseguimos um bom desempenho no mercado britânico, graças a estratégias estruturadas de antecipação do Brexit; conquistámos uma maior procura junto mercados emissores de grande relevo mundial como o Brasil e os EUA; registámos um crescimento de hóspedes ao longo de todo o ano, em reflexo da forte aposta da região na diversificação da oferta turística», sublinha João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

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