sábado, 13 de fevereiro de 2021

Águeda | Câmara Municipal entrega equipamentos informáticos a alunos para aulas online


Equipamentos foram entregues na sequência das necessidades reportadas à Câmara Municipal pelos agrupamentos de escolas, referentes aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e Secundário.

Os agrupamentos de escolas do concelho de Águeda elaboraram e enviaram à Câmara Municipal uma lista de necessidades de equipamentos informáticos (computadores, tablets e dispositivos de acesso à Internet) para o reinício das aulas em regime não presencial dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e Secundário que não dispõem destes meios.

No seguimento deste levantamento e tendo em conta os recursos disponíveis, a Câmara de Águeda entregou todos os equipamentos aos agrupamentos escolares até quinta-feira passada, a tempo do reinício das aulas (dia 8). Até ao momento, foram disponibilizados 554 tablets e 47 computadores portáteis, bem como 238 dispositivos de acesso à Internet.

Desde o início da pandemia, a Direção-Geral da Educação (DGE) assegura os portáteis para alunos beneficiários dos escalões A e B do Ensino Secundário, num total de 168 equipamentos que foram entregues nas escolas Adolfo Portela e Marques de Castilho. Ainda assim, subsistiam algumas necessidades que foram supridas pela Câmara de Águeda em complemento à ação da DGE e apoiando as famílias do concelho em dificuldades.

Fora da resposta do Governo ficaram os restantes níveis de ensino (2.º e 3.º ciclos), o que levou a Câmara Municipal de Águeda a pedir aos agrupamentos escolares do concelho que fizessem um levantamento das necessidades para que os alunos pudessem reiniciar sem restrições as aulas online. A resposta do Município foi pronta e célere, tal como se verificou no anterior confinamento no ano passado, disponibilizando aos agrupamentos os recursos solicitados.

De referir que grande parte destes equipamentos informáticos disponibilizados fazem parte do Projeto Águeda Educação +, projeto de introdução de novas tecnologias em sala de aula que a Autarquia promove há já alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário