quarta-feira, 30 de junho de 2021

Aveiro | Qualificação urbana entre a rotunda das pirâmides e a ponte da eclusa em concurso público

 

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 01 de julho, o Executivo Municipal vai deliberar sobre a aprovação do projeto de execução e a abertura do concurso público para qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, com o valor base de 2.709.921,80€ e um prazo de execução previsto de nove meses.

Esta obra vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda.

A sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar vai ser predominantemente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.

Trata-se de uma importante empreitada que integra a lógica global de qualificação urbana da Cidade de Aveiro e que vai valorizar a função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário