terça-feira, 8 de junho de 2021

Retorno pós-COVID: Resposta inovadora de apoio no retorno ao trabalho de pessoas com sequelas da COVID 11.junho.2021, 17h - Evento de apresentação (VNGaia e online)


O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia promove a Iniciativa Retorno pós-COVID. Visa apoiar as pessoas que recuperaram da fase ativa da infeção da COVID-19, mas que continuam a experimentar dificuldades no seu dia a dia e que sentem ou antecipam limitações no seu desempenho profissional.

Esta resposta abrange as pessoas em idade ativa, residentes em Portugal Continental. É desenvolvida através de ações à distância (online), e de ações presenciais, em 4 polos: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

O evento de apresentação da Iniciativa ocorrerá no dia 11 de junho de 2021, das 17h às 18h30, em Vila Nova de Gaia e com transmissão online aberta ao público. Contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, e com o testemunho de médicos e de pessoas afetadas por sequelas da COVID-19.

Segundo Jerónimo Sousa, diretor do CRPG, “Os estudos mostram que há sequelas duradouras que afetam as pessoas após a alta por COVID, interferindo com a sua qualidade de vida, incluindo o retorno ao trabalho. Queremos reverter os quadros de inatividade, os receios e a desesperança face ao futuro. Seguindo padrões internacionais de referência, vamos trabalhar a gestão do stresse e ansiedade, a resiliência e bem-estar emocional, a estimulação cognitiva, a ativação físico-funcional e a gestão da fadiga e da dor. Com esta Iniciativa, queremos promover o retorno ao trabalho e apoiar a resolução das dificuldades que as pessoas encontram no desempenho das suas responsabilidades profissionais”.

Em Portugal, o número de infetados por COVID-19 atingiu 8% da população, dos quais aproximadamente 70% estão em idade ativa. Um estudo realizado no Reino Unido, indicia que cerca de 80% das pessoas infetadas sentem impactos negativos dos sintomas prolongados da COVID que afetam a capacidade de trabalho. Alguns dos sintomas mais frequentes são: fadiga, dores, dificuldades de atenção, memória e planeamento, ansiedade e dificuldades em executar as tarefas profissionais.

Informação mais detalhada sobre a Iniciativa pode ser encontrada em https://www.crpg.pt/covid, no folheto e no memorando anexos.

Participação no evento
ou diretamente através do canal YouTube  https://www.youtube.com/channel/UCEHBXwEinM9ORQnKd640Uyw

Sobre o CRPG

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é uma estrutura especializada na área da reabilitação e reintegração profissional de pessoas que tiveram doenças ou acidentes. Em 2020, apoiou mais de 2 400 pessoas. Com cerca de 30 anos de experiência, integra mais de 100 colaboradores de diferentes áreas (formadores, técnicos de emprego, psicólogos, terapeutas, …). É um centro de gestão participada, integrando a rede de centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.
O CRPG é membro da European Platform for Rehabilitation, que promove a colaboração entre organizações de 16 países e emite recomendações sobre as políticas europeias da deficiência, e da Vocational Rehabilitation Association-UK, focada na aprendizagem colaborativa entre organizações que prestam serviços de reabilitação e retorno ao trabalho, inclusive para pessoas com sequelas da COVID.

Em 2019, o CRPG obteve o reconhecimento “Committed to Excellence” 2 Star, da EFQM, cujo Modelo de Excelência é utilizado por mais de 30 000 organizações na europa.


Isabel Barbosa










Nenhum comentário:

Postar um comentário