terça-feira, 8 de junho de 2021

Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DE NOSSA SR.ª DA AJUDA NA PASSAGEM


 A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou ontem, dia 7 de junho, a adjudicação da obra da requalificação do Largo de Nossa Senhora da Ajuda, no lugar da Passagem, em Vieira de Leiria, com o objetivo de beneficiar o espaço e promover a mobilidade.

A obra foi adjudicada pelo valor de 237.900€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e com um prazo de execução de 120 dias. 

O Largo Nossa Senhora da Ajuda é um espaço público central, onde os cidadãos se reúnem e se celebram os eventos populares mais importantes e esta intervenção visa melhorar as condições de utilização do espaço, conjugando e disciplinando todas as funções que o mesmo tem que garantir – utilização viária; utilização mista; utilização pedonal; estacionamento e acessibilidade.

A solução definida para o espaço, condicionado pela ocupação parcial com a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, permitirá a plantação de árvores em zonas limítrofes das bolsas de estacionamento. Na envolvente direta da Capela é proposta a inclusão de floreiras amovíveis.

Em termos de acessibilidades, as passadeiras serão em calçada grossa de granito e calcário branca e será colocado pavimento tátil e direcional, com vista a garantir a sua leitura e adequada utilização, de forma autónoma, por pessoas com mobilidade condicionada.

A requalificação abrangerá igualmente os eixos viários. Assim, os troços das ruas do Boco e da Vieira serão alvo de intervenção com a alteração do atual piso betuminoso para pavimento em granito e calcário, estando prevista a utilização de paralelos nas passadeiras marcações viárias e na faixa de rodagem. A implementação desta solução de acalmia de tráfego pretende reforçar o carácter pedonal da área e reduzir a velocidade de atravessamento.

A intervenção é complementada com uma remodelação da rede de iluminação pública e equipamentos de iluminação pública existentes, no sentido de reduzir os consumos de energia e de melhorar os níveis de iluminação disponíveis no local. A drenagem pluvial será também objeto de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário