quinta-feira, 22 de julho de 2021

Supermercados britânicos enfrentam dificuldades de abastecimento

 "No Reino Unido as prateleiras vazias dos supermercados dão conta crise que se verifica na cadeia de abastecimento. No cerne do problema está a falta de motoristas de veículos pesados, em parte devido ao Brexit, mas também à pandemia. Os efeitos fazem-se sentir por todo o lado, do comércio local até às grandes cadeias de supermercados. Os peritos afirmam que o pior está para vir a não ser que o governo autorize que mais motoristas estrangeiros trabalhem no Reino Unido" afirma o correspondente da euronews em Londres, Tadgh Enright.

O período estival deveria ser um período de abundância mas nas redes sociais muitos britânicos queixam-se de prateleiras vazias nos supermercados. É claro que não é assim por todo o lado mas as grandes cadeias de supermercados já alertaram para possíveis falhas de abastecimento.

O analista de retalho Bryan Roberts refere alguns dos problemas atuais.

"O número de entregas diminui ao longo da semana. Normalmente teriam lugar cinco, seis, sete entregas e agora têm lugar quatro ou cinco. O supermercado Tesco afirma que estão a ter problemas com desperdícios alimentares pois não conseguem fazer os produtos passar pelo sistema rapidamente. Penso que vamos assistir a muitos problemas deste tipo nas próximas semanas e meses porque existe falta de motoristas e isso vai levar muito tempo a resolver pois há milhares que precisam de ser treinados", afirma este especialista.

Estima-se que o Reino Unido possa ter menos 100 mil motoristas do que aqueles que necessita.
Uma das principais razões é o Brexit. Os motoristas europeus já não podem vir trabalhar para o Reino Unido facilmente como acontecia no passado.

Muitos também regressaram a casa durante a pandemia e simplesmente não voltaram ao trabalho. Enquanto o país esteve confinado, a formação de novos motoristas foi interrompida.

O governo optou por mudar as regras de forma a permitir aos condutores passaram mais tempo ao volante.

O problema é que condutores cansados representam um risco para a segurança nas estradas.

Temos que encorajar alguns condutores qualificados a regressarem à profissão enquanto media de emergência. E sim, gostariamos de ver motoristas europeus a regressarem a este país. É preciso acrescentá-los à lista de profissões em falta ou dar-lhes vistos de curta duração para poderem trabalhar aqui", defende Rod Mckenzie, da Associação de Transporte Rodoviário de Mercadorias.

O repórter da euornews acrescenta:

"Ainda não há sinais de que o governo venha a autorizar a entrada de motoristas estrangeiros.

O governo britânico está a aumentar a capacidade de formação de forma a colocar mais motoristas nas estradas. Trata-se de um problema que vai levar tempo a resolver".

Euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário