terça-feira, 24 de agosto de 2021

Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas juntam cinema e música em projeto cultural

 

Ao longo do mês de setembro os municípios de Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas apresentam o projeto de programação cultural em rede CineBanda, que visa incrementar a coesão territorial, valorizar as dinâmicas culturais e turísticas, bem como divulgar os patrimónios locais.

Partindo de filmes históricos de natureza documental, versando as realidades dos quatro municípios, é criado um cenário cinematográfico único. Em cada um dos oito espetáculos, são tocadas ao vivo composições originais criadas para o CineBanda por jovens compositores nacionais.

Incorporando também, a espaços, o movimento evocativo do cinema mudo e os efeitos de luz trazidos pela imagem digital, cada apresentação resulta numa experiência imersiva que faz conviver contemporaneidade e memória, tendo como palco património histórico de referência dos vários territórios.

Abrangendo uma área fortemente marcada por bandas filarmónicas centenárias, o CineBanda recupera a tradição da música de sopros. Cada apresentação resulta do trabalho conjunto de um grupo de músicos profissionais, que é acompanhado, em cada Concelho, por número igual de músicos amadores de bandas locais, após terem trabalhado conjuntamente em residência artística.

As primeiras apresentações terão lugar em Leiria, no Parque das Termas de Monte Real, nos dias 3 e 4 de setembro, pelas 21h30, com entrada livre.

Seguem-se os espetáculos de Pombal (Castelo de Pombal, 10 de setembro, e Praça de Touros de Abiul, dia 11 de setembro), de Peniche (Parque do Baluarte, 17 e 18 de setembro) e de Torres Novas (Praça 5 de outubro, 24 e 25 de setembro).

Os bilhetes, para os dias 3 e 4 de setembro, devem ser reservados através do número 244 823 600, podendo ser levantados na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva ou, no dia dos espetáculos, até às 21h00, no Cine-teatro de Monte Real.

O CineBanda é co-financiado pelo Centro 2020, tendo como diretor artístico Laurent Filipe e diretor musical o maestro Alberto Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário