quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cantanhede | Jovem representará a seleção nacional de ciclismo no Campeonatos do Mundo

Sofia Gomes recebida na Câmara Municipal de Cantanhede

Sofia Gomes, ciclista do Clube União Vilanovense (Cantanhede) que participará no Campeonato do Mundo de Estrada (19 a 26 de setembro), na Bélgica, foi recebida pelo executivo municipal na última reunião camarária.

A jovem atleta da equipa da Vesam/Blok - Vilanovense Cycling Girls irá representar a seleção nacional de ciclismo no escalão júnior feminino, acompanhada por Beatriz Roxo, da equipa Academia de Ciclismo de Paredes, numa prova que se realiza no próximo dia 25 de setembro, a partir das 7h15.

Na receção a Sofia Gomes e à equipa de apoio na competição, a presidente da autarquia, Helena Teodósio, felicitou a “ciclista pelos brilhantes resultados obtidos em provas importantes do calendário da modalidade e que culminaram com esta convocatória para representar a seleção nacional no Campeonato do Mundo de Estrada, fruto de um trabalho consistente e absolutamente meritório por parte do Clube União Vilanovense. Parabéns à atleta e ao corpo técnico, mas também aos dirigentes do clube que de há alguns anos a esta parte está a atingir uma posição de relevo pelos prestigiantes prémios alcançados numa modalidade com alguma tradição no concelho, elevando o nome de Cantanhede a nível nacional e internacional.”

Por fim, Helena Teodósio desejou que “o desempenho desportivo da Sofia Gomes corresponda à sua grande motivação. A pessoa tem de saber sonhar e voar, e percebi pelas suas palavras que ela sabe, disse a autarca, adiantando que “agora é seguir com a certeza de que o futuro trará excelentes resultados.”

Por seu lado, Sofia Gomes agradeceu a receção da presidente da Câmara, “um gesto que traduz o reconhecimento do trabalho e da dedicação no Clube União Vilanovense. Foram quatro anos ao lado do Arménio Alves e devo dizer que tudo o que consegui atingir devo-o a ele e à minha família.” Os seus principais objetivos para o futuro “passam por ir para uma equipa profissional e começar a correr lá fora, elevando ainda mais o nome Portugal e do seu ciclismo. É por aí que eu estou a tentar ir.”

Em representação do Clube União Vilanovense esteve Ana Ferraz, que enalteceu o “o papel do Clube União Vilanovense “na projeção do ciclismo jovem”, lamentando “a impossibilidade de Arménio Alves estar nesta receção, pois é ele o grande mentor do projeto. Muito do sucesso da Sofia e de outros atletas vem da sua persistência, dedicação e empenho”, disse aquela responsável.

Recorde-se que a jovem ciclista alcançou lugar de destaque no Campeonato da Europa Estrada, em Trento, Itália, alcançando a 18ª posição, num total de 90 participantes (start list), no escalão júnior, a apenas 1m17s da Campeã Europeia, da ciclista alemã Linda Riedmann, que completou os 66km em 1h53m09s.

Alcançou também ao serviço da seleção nacional o 14ª lugar na Taça de Espanha Feminina Cofidis, disputada em Valladolid (Espanha) e o 11ª lugar na Taça das Nações que se realizou no País Basco (Espanha). Participou igualmente no estágio que a seleção nacional júnior realizou no Centro de Alto Rendimento, em Anadia.

A nível nacional Sofia Gomes também esteve em destaque na primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que se realizou de 2 a 5 de setembro, ao alcançar a vitória na classificação de juniores (Camisola Branca) e o título de vice-campeã na classificação geral, apenas atrás de Raquel Queirós.

De salientar ainda o título de Campeã Nacional Júnior de Rampa alcançado no Campeonato Nacional de Rampa em Ciclismo que decorreu a 12 de setembro, em Mondim de Bastos, numa prova que consistiu na escalada em bicicleta, do Monte Farinha, frequentemente designado por Senhora da Graça, na extensão de cerca 8 km num sistema contrarrelógio, com partidas individuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário