quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Pombal é o Município mais sustentável do país pelo segundo ano consecutivo

O Município de Pombal é o Município mais sustentável de Portugal pelo segundo ano consecutivo, tendo registado a melhor pontuação na candidatura à Bandeira Verde ECOXXI 2021, superando o índice de 80%. O galardão foi entregue na quarta-feira, 22 de setembro, realizado em Santo Tirso.

Pombal participa de forma contínua no programa promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde o ano piloto (2005), sendo reconhecido desde 2006 com a Bandeira Verde ECOXXI.

Este é o segundo ano consecutivo em que Pombal alcança um lugar de topo, com a obtenção da melhor pontuação em quatro indicadores: Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Ordenamento do Território; e Qualidade do Ambiente Sonoro.

A Bandeira Verde identifica e reconhece as boas práticas ambientais e sociais dos territórios em Portugal, simbolizando um compromisso pela sustentabilidade.

Este ano foram atribuídas 54 Bandeiras Verdes ECOXXI, após uma rigorosa avaliação por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições. O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.

Na mesma cerimónia foram entregues os prémios aos municípios premiados no âmbito do projeto “O mar começa aqui”, que visou, essencialmente, educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que vai no chão vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.

Pombal foi um dos municípios premiados, tendo aderido ao projeto cinco escolas do concelho: Escola EB Conde de Castelo Melhor; Escola EB1 do Barrocal; Centro Escolar da Mata Mourisca; Jardim-de-Infância do Carriço; e Centro Escolar dos Vieirinhos, com o envolvimento de 325 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário