quarta-feira, 29 de setembro de 2021

COVID-19: Proteção Civil e Ordem dos Psicólogos Portugueses lançam Manual para a promoção da Saúde Psicológica dos Bombeiros

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançaram o Manual “COVID-19: Os Bombeiros e a Saúde Psicológica em Tempos de Pandemia”.

O manual pretende ser uma ferramenta de suporte para que os Bombeiros possam, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse, não só em tempos de Pandemia, mas também aplicável a outros contextos de emergência.

Ao longo deste manual, que está disponível online, são apresentadas diferentes estratégias que podem ser adotadas para prevenir doenças do foro psicológico e promover a saúde dos Bombeiros cuja atividade apresenta níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema.

Os Bombeiros estão na linha da frente a prestar socorro, realizando o transporte de pessoas com doença, urgentes e não urgentes, o transporte de pessoas infetadas com COVID-19 e a responder a outras emergências que surgem todos os dias. A natureza do seu trabalho coloca-os numa posição de risco, aumentando a sua vulnerabilidade ao vírus e a problemas de saúde psicológica que decorrem dessa exposição, por exemplo, ansiedade, medo de ser contaminado ou de contaminar familiares e amigos, stresse, sintomas depressivos, problemas de sono ou burnout.

Estes problemas, por seu turno, têm um impacto significativo na forma como estes profissionais desempenham o seu papel, pelo que é fundamental que os bombeiros compreendam a forma como o seu contexto de trabalho pode afetar o seu bem-estar e saúde psicológica e possam aprender estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse.

Nesse sentido, a ANEPC e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) elaboraram um manual com um conjunto de informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros, que podem também ser adequadas para todos os operacionais de emergência com funções semelhantes.

Aceda aqui ao documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário