quarta-feira, 29 de setembro de 2021

McDonald’s vende água da torneira a 1,70 euros/copo

E se, em vez de uma garrafa de água, a McDonald’s lhe vendesse um copo de água da torneira? É isto que a cadeia de restauração está a fazer em França para tentar reduzir o consumo de plástico de utilização única.

Segundo o site Conexion France, esta é uma prática corrente desde Abril, quando a McDondald’s deixou de encomendar garrafas de água à Evian e à Badoit. Por essa altura, a empresa emitiu mesmo um comunicado em que justifica a sua opção com razões ambientais.

“Os restaurantes McDonald’s em França venderam uma média de 75 milhões de garrafas. Este novo compromisso irá salvar mais de mil toneladas adicionais de plástico”, indicava a McDonald’s em Abril.

Desde então, tem vindo a vender copos de cartão com água filtrada. A versão mais pequena, de 250ml, custa 1,70 euros, ao passo que o copo de 400ml chega aos 2,30 euros. Apesar de a situação já se arrastar há alguns meses, a mesma publicação avança que as autoridades francesas começam agora a mostrar descontentamento: Dan Lert, vice-presidente da Câmara de Paris e responsável pelos recursos hídricos, publicou um tweet em que sublinha como um litro de água numa cadeia de restauração custa sete euros, enquanto um litro de água fornecida pelo sistema urbano de Paris não passa dos 0,003 euros.

A McDonald’s, por seu turno, garante que o preço mais elevado da água que serve se deve ao processo de purificação a que é sujeita. Dan Lert contrapõe que não faz sentido filtrar a água da cidade porque já é de «excelente qualidade», além de que a purificação exclui nutrientes como o magnésio ou o cálcio.

A água servida nos restaurantes McDonald’s em França chega através de uma fonte que oferece água microfiltrada e com três opções possíveis: lisa, com gás ou com sabor. Para esta novidade, a cadeia criou uma marca específica, a Eau by McDo.

Marketeer

Nenhum comentário:

Postar um comentário