quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Foto-Concerto na Varziela com sala cheia

Na noite de sábado, 25 de Setembro, no espaço envolvente à Capela da Varziela (monumento nacional classificado), no concelho de Cantanhede, realizou-se o Foto-Concerto “SOM” perante uma enorme assistência.

O espetáculo consistiu na projeção de dezenas de fotografias na fachada do edifício que foram acompanhadas com os sons originais criados pelo projeto Cabra Cor de Rosa, sendo a música e sonoplastia interpretadas ao vivo. Como já é hábito nesta digressão, o final contou com artistas da comunidade local, em homenagem à cultura e história da aldeia.

Esta iniciativa comportou ainda uma Exposição Fotográfica Exterior, também com a temática “SOM”, que esteve patente na aldeia desde 11 de Setembro. As fotografias-cartaz de autor estiveram expostas nas janelas de casas de moradores, nas vitrines de lojas do comércio local e outros espaços familiares à comunidade, tendo sido originalmente publicadas no fórum público "Fotografar Fora de Portas" promovido pela Associação fotografARTE.

Este conceito artístico compreende uma cumplicidade entre som e imagem no espaço público e pretende deste modo fazer sentir à audiência que a vida continua a existir mesmo em situações de adversidade, como a que vivemos atualmente com os condicionamentos decorrentes da pandemia. Advoga-se uma constante e inevitável adaptação e que o isolamento, seja ele pessoal, coletivo, social ou cultural, pode ser contestado de diversas formas, sendo a arte uma das mais bonitas, marcantes e representativas.

Esta Exposição Fotográfica e Foto-Concerto “SOM” resultaram do trabalho em parceria da Associação fotografARTE e da Associação Aquiles Hoste do Marialva, com a colaboração do Centro Social e Comunitário da Varziela, e contou com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e do Município de Cantanhede.

A Associação fotografARTE e o projeto Cabra Cor de Rosa irão continuar a apresentar o evento em digressão, de forma itinerante, em parceria com outras associações culturais de comunidades locais do concelho de Cantanhede e/ou fora deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário